Índia e França acordam produção militar conjunta durante visita de Macron ao país asiático
© AP Photo / Aurelien MorissardEmmanuel Macron, presidente da França (à esquerda), e Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia (à direita), junto do Palácio do Élysée em Paris, França, 14 de julho de 2023
© AP Photo / Aurelien Morissard
Nos siga no
Os dois países assinaram uma série de acordos em várias áreas, incluindo na defesa, como manutenção de caças e fabricação de helicópteros e submarinos.
A Índia e a França acordaram a produção conjunta de equipamentos de defesa, incluindo helicópteros e submarinos para as Forças Armadas indianas e a produção para países amigos, anunciou Nova Deli no final da sexta-feira (26).
O acordo foi alcançado durante uma visita do presidente francês Emmanuel Macron, que se encontrou com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, noticiou o governo em um comunicado.
Macron e Modi concordaram em expandir os laços bilaterais na produção de defesa, energia nuclear, pesquisa espacial e o uso de inteligência artificial para serviços públicos como a mudança climática, saúde e a agricultura, detalhou a declaração. No entanto, não foi revelado um valor para os acordos.
© AFP 2023 / Dubyangshu SarkarMilitar da Força Aérea da Índia passa junto de caça Rafale durante o exercício militar Cope India 2023 com a Força Aérea dos EUA na estação da Força Aérea em Kalaikunda, Bengala Ocidental, Índia, 24 de abril de 2023
Militar da Força Aérea da Índia passa junto de caça Rafale durante o exercício militar Cope India 2023 com a Força Aérea dos EUA na estação da Força Aérea em Kalaikunda, Bengala Ocidental, Índia, 24 de abril de 2023
© AFP 2023 / Dubyangshu Sarkar
Os dois altos responsáveis notaram a criação de serviços de manutenção, reparo e revisão pela empresa francesa Safran, criando a capacidade necessária para produzir motores de propulsão de aviação de ponta (LEAP, na sigla em inglês) na Índia e acrescentando tais serviços para os motores dos caças Rafale, usados por Nova Deli, além de uma parceria para helicópteros.
Um dos outros acordos atingidos durante a visita foi a fabricação conjunta na Índia de helicópteros H125 entre a montadora europeia Airbus e a indiana Tata Advanced Systems Limited. O programa espacial prevê o uso de vários sensores terrestres e espaciais para criar uma imagem dos satélites, incluindo satélites militares e detritos.
A Índia e a França concordaram também em intensificar a cooperação no sudoeste do oceano Índico, após missões conjuntas de vigilância realizadas a partir do território da ilha francesa de Reunião em 2020 e 2022.
Depois da Rússia, a França é o maior fornecedor de armas para a Índia.