Países Baixos, Alemanha e Polônia assinam declaração para criar corredor militar

© Sputnik / StringerTanques M1 Abrams em estrada na Letônia
Tanques M1 Abrams em estrada na Letônia - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2024
Nos siga no
Países Baixos, Alemanha e Polônia assinaram uma declaração sobre a criação de um corredor militar para a movimentação de equipamento militar, disse a ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, nesta quarta-feira (31).

"Precisamos de um Schengen militar para movimentar pessoal e material militar de forma mais rápida e eficiente. Isso tornará a Europa mais forte. Demos um passo importante: a Polônia, a Alemanha e os Países Baixos assinaram uma declaração para alcançar um corredor militar", escreveu Ollongren em sua conta no X (anteriormente Twitter).

Durante muitos anos, os líderes dos Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) têm procurado criar um equivalente militar ao espaço Schengen e, de acordo com a Reuters, negociações estão em curso para criar uma série de corredores militares na Europa.
A mídia observou que atualmente, os exercícios transfronteiriços da OTAN exigem frequentemente uma grande quantidade de documentos, o que pode ser crítico no caso de uma crise militar.
A aliança também está supostamente desapontada com a burocracia associada às regras para a utilização do mesmo equipamento pelos militares de diferentes países.
Tanques romenos TR-85M1 Bizonul e o principal tanque de batalha norte-americano, M1A1 Abrams, durante exercício militar conjunto dos EUA e da Romênia dentro da operação Atlantic Resolve, na Romênia - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Panorama internacional
Analista afirma que 'Schengen militar' da OTAN evoca memórias anti-Rússia da Alemanha nazista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала