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Crise no mar Vermelho eleva demanda por frete ferroviário via Rússia, diz mídia
Crise no mar Vermelho eleva demanda por frete ferroviário via Rússia, diz mídia
Sputnik Brasil
Empresas aumentaram pedidos para utilizar a rota que liga a China à Europa, através da Rússia, como alternativa ao transporte de mercadorias. 04.02.2024, Sputnik Brasil
2024-02-04T20:41-0300
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Os ataques perpetrados por milícias houthis no mar Vermelho, rota crucial para o fluxo de comércio global, levaram a um interesse crescente em rotas alternativas, como a ferrovia que liga a China à Europa, passando pelo extremo oriente da Rússia.Segundo um artigo publicado pela emissora CNBC, empresas responsáveis pelo envio de mercadorias registraram um aumento na procura e reserva de transporte pela rota. O texto destaca que o trânsito ferroviário atrai transportadoras por ser mais barato que o frete aéreo, e mais rápido que as rotas marítimas alternativas.A RailGate Europe, que transporta mercadorias, incluindo móveis, brinquedos, roupas e peças automotivas da China, através da Rússia, para países europeus, disse à CNBC que o tempo de trânsito é "significativamente melhor" do que a via marítima. A viagem dura entre 14 e 25 dias dependendo da origem e do destino, segundo a diretora de desenvolvimento de negócios da empresa, Julija Sciglaite.No entanto, algumas empresas têm manifestado preocupações sobre o envio de mercadorias por via ferroviária através da Rússia. "Desde que o conflito na Ucrânia começou, muitas empresas tiveram medo de transportar suas cargas através da Rússia, pois o comboio passava [por] parte do território russo", disse Sciglaite à CNBC.As reservas para a rota ferroviária China-Europa aumentaram 37% nas últimas quatro semanas, segundo Igor Tambaca, diretor-gerente da empresa de logística holandesa Rail Bridge Cargo.De acordo com a CNBC, a União Europeia (UE) permite o transporte ferroviário de mercadorias sancionadas através da Rússia, enquanto o transporte rodoviário de produtos sancionados é proibido. Itens militares, no entanto, não podem ser transportados através da Rússia em nenhuma rota.
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Crise no mar Vermelho eleva demanda por frete ferroviário via Rússia, diz mídia
20:41 04.02.2024 (atualizado: 21:05 04.02.2024) Empresas aumentaram pedidos para utilizar a rota que liga a China à Europa, através da Rússia, como alternativa ao transporte de mercadorias.
Os ataques perpetrados por
milícias houthis no mar Vermelho, rota crucial para o fluxo de comércio global, levaram a um interesse crescente em rotas alternativas, como a ferrovia que
liga a China à Europa,
passando pelo extremo oriente da Rússia.
Segundo um artigo publicado pela emissora
CNBC,
empresas responsáveis pelo envio de mercadorias registraram um aumento na procura e reserva de transporte pela rota. O texto destaca que o trânsito ferroviário atrai transportadoras por ser mais barato que o frete aéreo, e mais rápido que as rotas marítimas alternativas.
A RailGate Europe, que transporta mercadorias, incluindo móveis, brinquedos, roupas e peças automotivas da China, através da Rússia, para países europeus, disse à CNBC que o tempo de trânsito é "significativamente melhor" do que a via marítima. A viagem dura entre 14 e 25 dias dependendo da origem e do destino, segundo a diretora de desenvolvimento de negócios da empresa, Julija Sciglaite.
No entanto, algumas empresas têm manifestado preocupações sobre o envio de mercadorias por via ferroviária através da Rússia. "Desde que o conflito na Ucrânia começou, muitas empresas tiveram medo de transportar suas cargas através da Rússia, pois o comboio passava [por] parte do território russo", disse Sciglaite à CNBC.
"Desde que a guerra começou, o número de reservas [para transporte pela via através da Rússia] diminuiu significativamente, mas no último ano está se recuperando devido ao bom tempo de trânsito e aos preços", disse ela, acrescentando que a procura por trânsito ferroviário aumentou desde que os houthis começaram a atacar navios no mar Vermelho.
As reservas para a rota ferroviária China-Europa aumentaram 37% nas últimas quatro semanas, segundo Igor Tambaca, diretor-gerente da empresa de logística holandesa Rail Bridge Cargo.
"A procura por transporte ferroviário explodiu", disse ele ao canal, acrescentando que isso se deve à situação no mar Vermelho.
De acordo com a CNBC, a
União Europeia (UE) permite
o transporte ferroviário de mercadorias sancionadas através da Rússia, enquanto o transporte rodoviário de produtos sancionados é proibido. Itens militares, no entanto, não podem ser transportados através da Rússia em nenhuma rota.