- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

UE recusa deixar de financiar a UNRWA em meio a relatos de suposta cooperação com o Hamas

© AFP 2023 / Mahmud HamsPessoas caminham no parquinho de uma escola administrada pela Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina (UNRWA), que foi convertida em um abrigo para palestinos deslocados em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 25 de outubro de 2023
Pessoas caminham no parquinho de uma escola administrada pela Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para os Refugiados da Palestina (UNRWA), que foi convertida em um abrigo para palestinos deslocados em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 25 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2024
Nos siga no
Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia, argumentou a favor de financiar a entidade, que, segundo ele, ninguém pode substituir.
A Comissão Europeia continuará financiando a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês), apesar do suposto envolvimento de alguns de seus funcionários no ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, disse o chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE).
"A Comissão Europeia não interrompeu e não pretende suspender a assistência à UNRWA. As vidas de milhões de pessoas dependem de seu trabalho, ninguém pode substituí-la", declarou Josep Borrell, em uma reunião informal dos ministros das Relações Exteriores do bloco.
Borrell lembrou que a agência apoia os refugiados palestinos não apenas na Faixa de Gaza, mas também no Líbano, na Jordânia e na Cisjordânia.
Palestinos esperam para cruzar para o Egito em Rafah. Faixa de Gaza, 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.01.2024
Panorama internacional
ONU: com financiamentos interrompidos, ajuda humanitária a refugiados em Gaza não passa de fevereiro
Em 26 de janeiro, Philippe Lazzarini, comissário-geral da UNRWA, anunciou a demissão imediata dos funcionários da UNRWA suspeitos de envolvimento no ataque do grupo palestino Hamas a Israel em outubro de 2023, e o início da respetiva investigação.
No entanto, vários países, entre os quais os EUA (o maior doador até o momento) e o Reino Unido, anunciaram sua decisão de suspender o financiamento da UNRWA.
Nesta semana, 20 organizações humanitárias pediram que se mantivesse o financiamento da UNRWA para "ajudar os palestinos a sobreviver a uma das piores catástrofes humanitárias de nosso tempo".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала