Guterres condena ataque em Lisichansk e se posiciona contra todos os ataques a civis
13:38 05.02.2024 (atualizado: 15:57 05.02.2024)
© SputnikEquipes de resgate continuam o trabalho de retirada de escombros em Lisichansk. República Popular de Lugansk, 3 de fevereiro de 2024
© Sputnik
Nos siga no
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condena todos os ataques contra civis e infraestruturas civis, disse o porta-voz Stéphane Dujarric à Sputnik nesta segunda-feira (5), comentando o ataque mortal da Ucrânia a uma padaria na cidade de Lisichansk.
A Ucrânia atacou a padaria lotada no último sábado (3), destruindo parte do prédio e prendendo cerca de 40 civis sob os escombros, disse o gabinete do comandante militar da República Popular de Lugansk (PRL) à Sputnik. Pelo menos 28 pessoas, incluindo uma mulher grávida e uma criança, morreram e outras dez ficaram feridas.
"O secretário-geral condena todos os ataques contra civis e infraestruturas civis, incluindo o bombardeamento de Lisichansk, que alegadamente matou ou feriu vários civis. Os ataques contra civis e infraestruturas civis são proibidos pelo direito humanitário internacional, são inaceitáveis e devem parar imediatamente", disse Dujarric.
Segundo informações preliminares, a padaria foi alvejada por forças ucranianas no sábado, com uso do sistema Himars, o sistema de lançamento múltiplo de foguetes produzido nos EUA. O Comando Militar da RPL informou à Sputnik que a padaria atacada está sempre lotada aos fins de semana.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, se manifestou sobre o caso, afirmando que o Ocidente é cúmplice no assassinato de civis em Donbass por militares ucranianos.