Ex-agente da CIA indica razão da declaração de Macron sobre possível envio de tropas para a Ucrânia
06:05 28.02.2024 (atualizado: 06:59 28.02.2024)
© AP Photo / Octav Ganea, MediafaxTropas da OTAN (foto de arquivo)
© AP Photo / Octav Ganea, Mediafax
Nos siga no
A declaração do presidente francês Emmanuel Macron sobre a possibilidade de envio de tropas para a Ucrânia demonstra que Paris não tem confiança de que a Ucrânia vá conseguir aguentar durante muito tempo, escreve a edição EUobserver citando o ex-agente da CIA Robert Baer, que até recentemente aconselhava Kiev sobre aquisição de armas ocidentais.
Baer acredita que as palavras do presidente francês são um blefe, porque a OTAN não tem armas e soldados suficientes para enfrentar a Rússia, observa a publicação. Ele acrescentou que os tanques da OTAN tiveram mau desempenho na Ucrânia, tal como o sistema de defesa aérea Patriot.
"A França não tem confiança que a Ucrânia possa aguentar por muito mais tempo [...]", cita o artigo as palavras de Baer.
As declarações de Macron, que provocaram reações diversas da comunidade internacional, geraram preocupações de que a Ucrânia possa se tornar palco de um conflito ainda maior. Entre outros, Alemanha, Polônia, República Tcheca e Espanha declinaram a sugestão de Macron de envio de tropas à Ucrânia. Os EUA também negaram a possibilidade de envio de contingentes norte-americanos.