Nós vamos invadir sua fauna: o que pombos, javalis e o Aedes aegypti têm em comum?
15:00 21.03.2024 (atualizado: 16:26 21.03.2024)
Jabuticaba Sem Caroço #343
Nos siga no
De acordo com um relatório publicado neste mês pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, organismos como o mosquito Aedes aegypti, caramujos africanos, pombos e algas, entre outros que não são nativos da fauna e flora do país, estão causando um prejuízo de pelo menos US$ 3 bilhões por ano à economia brasileira.
🫐 Como o aumento de espécies invasoras pode afetar a economia brasileira? Para responder, conversamos com João Gabriel Pio, economista-chefe da @FIEMGoficial; e Mário Luis Orsi, professor da pós-graduação em ciências biológicas da @ueloficial. Ouça agora!https://t.co/5CQBgFxUVg
— Jabuticaba Sem Caroço (@jabuticabasc) March 21, 2024
O levantamento destaca que o prejuízo real pode ser muito maior, uma vez que o cálculo considera apenas 16 das 476 espécies invasoras identificadas no território brasileiro. Qual é o impacto do mosquito da dengue na economia? Como essas invasões biológicas afetam também a nossa saúde?
🎙️ Que pombos e outras espécies invasoras podem ser uma pedra no sapato não é novidade, mas quais outros riscos elas trazem para a sociedade? No episódio de hoje, Mário Luis Orsi traz uma visão completa de como podem ser perigosos para o meio ambiente brasileiro. pic.twitter.com/4RpsFwCmDP
— Jabuticaba Sem Caroço (@jabuticabasc) March 21, 2024
Para discutir o assunto, Thaiana de Oliveira e Maurício Bastos recebem João Gabriel Pio, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), responsável por um estudo sobre o impacto da dengue e de outras arboviroses na economia brasileira; e Mário Luis Orsi, professor da pós-graduação em ciências biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e um dos coordenadores do relatório publicado em março.