Ataque ao Crocus: 2 adolescentes ajudaram mais de 100 pessoas a sair do teatro durante o atentado
16:33 24.03.2024 (atualizado: 17:52 24.03.2024)
© Foto / Reprodução / Redes sociaisArtyom Donskov, de 14 anos, ajudou a conduzir pessoas para a saída de emergência
© Foto / Reprodução / Redes sociais
Nos siga no
Islam Khalilov, de 15 anos, e Artyom Donskov, de 14 anos, trabalhavam em meio período no teatro. Eles conseguiram colocar em prática o protocolo de evacuação, ajudando a retirar do local com segurança mais de 100 pessoas.
Dois adolescentes estão sendo exaltados por ajudar mais de 100 pessoas a deixar o teatro Crocus, na região de Moscou, em pleno momento que terroristas abriam fogo contra o público presente. Ambos os adolescentes trabalhavam em meio período, como auxiliares em um dos vestiários do teatro.
Islam Khalilov, de 15 anos, contou que antes do ataque o local estava lotado de pessoas para acompanhar o show da banda de rock russa Picnik. Então, o jovem relatou que homens vestidos com roupas camufladas entraram no local e começaram a atirar indiscriminadamente.
Ele acrescenta que, inicialmente, todos ficaram em estado de choque, sem saber para onde ir nem o que fazer.
"Comecei a gritar por todo o saguão, por todo o Crocus: 'Pessoal, há um tiroteio! Todos corram para a [sala de] exposição!', e eu mostrava para onde eles tinham de ir e ajudava todo mundo", explicou.
© Foto / Reprodução / Redes sociaisIslam Khalilov, de 15 anos, conseguiu realizar corretamente o protocolo de segurança para evacuação
Islam Khalilov, de 15 anos, conseguiu realizar corretamente o protocolo de segurança para evacuação
© Foto / Reprodução / Redes sociais
Khalilov afirmou que foi por último, atrás do público, para se certificar de que ninguém tinha ficado para trás, mas confessou que estava "muito assustado". Ainda assim ele afirma que conseguiu realizar corretamente o protocolo de segurança para evacuação. Ele afirmou que, em dado momento, conseguiu ver um dos terroristas.
"Eu vi um, barbudo e com uniforme verde, andava por aí com um rifle de assalto", contou o adolescente.
O outro adolescente que ajudou o público a escapar dos terroristas foi Artyom Donskov, de 14 anos.
"Todos começaram a gritar e a correr. Quando chegaram à sala de atendimento, onde também fica o banheiro, ficaram em um beco sem saída. Meus colegas e eu vimos e decidimos resolver o problema com as próprias mãos: viramos e conduzimos as pessoas na direção certa. Ali mesmo eles acessaram uma saída de emergência e todos saíram", conta Donskov.
Ele acrescenta que outros trabalhadores, assim como ele, tentaram garantir que todos saíssem e que ninguém ficasse para trás. Artyom e os seus companheiros saíram por último.