https://noticiabrasil.net.br/20240401/quando-e-que-os-avioes-supersonicos-podem-voltar-a-aviacao-civil-especialista-responde-33848656.html
Quando é que os aviões supersônicos podem voltar à aviação civil? Especialista responde
Quando é que os aviões supersônicos podem voltar à aviação civil? Especialista responde
Sputnik Brasil
O único avião supersônico soviético usado na aviação civil foi o lendário Tu-144, com o último voo realizado em 1978. Seria possível voltar a realizar isso... 01.04.2024, Sputnik Brasil
2024-04-01T05:43-0300
2024-04-01T05:43-0300
2024-04-01T06:18-0300
panorama internacional
avião supersônico
rússia
aviação civil
eua
europa
tu-144
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/1467/39/14673985_0:97:3295:1950_1920x0_80_0_0_ab0c3a289081721e0665eac1f4594fd6.jpg
Vários especialistas identificaram os desafios a superar para o conseguir e comentaram os testes de aviões russos de nova geração baseados em componentes nacionais. O primeiro desafio é conseguir uma maior eficácia do voo a velocidades supersônicas, explicou o vice-presidente da Academia de Ciências da Rússia, Sergei Chernyshev, em uma entrevista ao portal Nauchnaya Rossiya (Rússia Científica). Para isso, deve ser reduzido o consumo de combustível, o que requer uma boa aerodinâmica, bem como um design de avião mais leve e resistente. O segundo problema diz respeito à segurança ambiental da aeronave, em particular ao ruído produzido por este tipo de aeronaves. Além disso, continua o especialista, deve ser resolvido o problema da explosão sônica - o componente audível da onda de choque provocada por um objeto quando ultrapassa a velocidade Mach 1, ou seja, quando ultrapassa a barreira da velocidade do som. Chernyshev lembrou que o ruído de explosão sônica de aviões de primeira geração desse tipo foi o principal fator que provocou a proibição dos voos supersônicos sobre zonas povoadas na Europa e nos Estados Unidos. Por último, é necessário adaptar o sistema global de controle de voo aos aviões de alta velocidade que voam a grande altitude, disse o vice-presidente. Em sua opinião, já que os aviões supersônicos voariam a uma altitude de cerca de 15 quilômetros, o atual sistema de controle do tráfego aéreo deve ser adaptado a eles, pois "não é uma tarefa fácil para os controladores aéreos". Da mesma forma, o avião deve estar equipado com motores, todos os sistemas de suporte vital, incluindo o sistema de controle de inteligência artificial, o sistema de visão etc., esclareceu Chernyshev. "O principal critério de sucesso na construção de aeronaves civis é garantir a segurança do voo. O número de decolagens deve ser sempre igual ao número de pousos bem-sucedidos: esta é a lei fundamental", concluiu.
https://noticiabrasil.net.br/20231014/supera-analogos-jornal-militar-dos-eua-destaca-capacidades-unicas-de-caca-russo-su-57-30807462.html
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2024
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/1467/39/14673985_283:0:3014:2048_1920x0_80_0_0_d05981f3684f2748c000eb19d833e3c3.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
avião supersônico, rússia, aviação civil, eua, europa, tu-144
avião supersônico, rússia, aviação civil, eua, europa, tu-144
Quando é que os aviões supersônicos podem voltar à aviação civil? Especialista responde
05:43 01.04.2024 (atualizado: 06:18 01.04.2024) O único avião supersônico soviético usado na aviação civil foi o lendário Tu-144, com o último voo realizado em 1978. Seria possível voltar a realizar isso agora?
Vários especialistas identificaram os desafios a superar para o conseguir e comentaram os testes de aviões russos de nova geração baseados em componentes nacionais.
O primeiro desafio é conseguir uma maior eficácia do voo a
velocidades supersônicas, explicou o vice-presidente da Academia de Ciências da Rússia, Sergei Chernyshev, em uma entrevista ao portal Nauchnaya Rossiya (Rússia Científica). Para isso, deve ser reduzido o consumo de combustível, o que requer uma boa aerodinâmica, bem como um design de avião mais leve e resistente.
O segundo problema diz respeito à segurança ambiental da aeronave, em particular ao ruído produzido por este tipo de aeronaves.
14 de outubro 2023, 00:16
Além disso, continua o especialista, deve ser resolvido o problema da
explosão sônica - o componente audível da onda de choque provocada por um objeto quando ultrapassa a velocidade Mach 1, ou seja, quando ultrapassa a barreira da velocidade do som. Chernyshev lembrou que o ruído de explosão sônica de aviões de primeira geração desse tipo foi o principal fator que provocou a proibição dos
voos supersônicos sobre zonas povoadas na Europa e nos Estados Unidos.
Por último, é necessário adaptar o sistema global de controle de voo aos aviões de alta velocidade que voam a grande altitude, disse o vice-presidente. Em sua opinião, já que os aviões supersônicos voariam a uma altitude de cerca de 15 quilômetros, o atual sistema de
controle do tráfego aéreo deve ser adaptado a eles, pois "não é uma tarefa fácil para os controladores aéreos".
"Na época [de operações] do nosso Tu-144, o primeiro avião supersônico de passageiros do mundo, que começou a operar seis meses antes do Concorde franco-britânico, os operadores de tráfego aéreo queixavam-se de que não lhes dava tempo de mudar de uma zona de controle para outra: assim que um avião supersônico que passava era tomado sob controle, já estava se movendo para outra zona de controle", explicou.
Da mesma forma, o avião deve estar equipado com motores, todos os sistemas de suporte vital, incluindo o sistema de controle de inteligência artificial, o sistema de visão etc., esclareceu Chernyshev.
"O principal critério de sucesso na construção de aeronaves civis é garantir a segurança do voo. O número de decolagens deve ser sempre igual ao número de pousos bem-sucedidos: esta é a lei fundamental", concluiu.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).