- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA condenam 'qualquer violação' da Convenção de Viena na crise diplomática entre México e Equador

© Reprodução / Polícia equatorianaPolícia equatoriana invade a Embaixada do México em Quito para capturar o ex-vice-presidente
Polícia equatoriana invade a Embaixada do México em Quito para capturar o ex-vice-presidente - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Nos siga no
Sem apontar diretamente responsáveis, o governo dos Estados Unidos emitiu na noite deste sábado (6) uma nota sobre o conflito diplomático entre o México e o Equador, provocado pela invasão por policiais equatorianos da embaixada mexicana em Quito na noite de ontem (5).
"Os Estados Unidos condenam qualquer violação da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e levam muito a sério a obrigação dos países anfitriões, sob o direito internacional, de respeitar a inviolabilidade das missões diplomáticas", diz um comunicado do Departamento de Estado dos EUA.
"O México e o Equador são parceiros cruciais dos Estados Unidos, e valorizamos muito nossas relações com ambos os países. Encorajamos os dois países a resolver suas divergências de acordo com as normas internacionais", acrescenta a nota.
Fachada do Palácio Itamaraty, em Brasília, em 9 de março de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Notícias do Brasil
Em nota, Brasil 'condena nos termos mais firmes' ação policial do Equador na embaixada do México

Invasão à embaixada mexicana

A crise diplomática entre o México e o Equador chegou ao seu ápice, depois que forças policiais equatorianas invadiram a embaixada mexicana em Quito, onde estava o ex-vice-presidente Jorge Glas, acusado de corrupção no caso Odebrecht. A ação levou ao rompimento das relações diplomáticas do México com Equador.

México vai recorrer à Corte Internacional de Justiça

Também na noite deste sábado (6), o governo mexicano informou que acionará à Corte Internacional de Justiça da ONU contra o que chamou de uma agressão a sua embaixada na capital equatoriana.

CELAC terá reunião urgente sobre ataque à embaixada mexicana

A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) realizará uma reunião extraordinária com os ministros das Relações Exteriores dos países-membros para discutir a invasão à embaixada do México no Equador, disse neste sábado (6) a presidente hondurenha, Xiomara Castro.

"Dada a clara violação da Convenção Americana sobre Asilo e da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas por parte do governo equatoriano através da tomada forçada da embaixada mexicana em Quito, convoco urgentemente a Troika da CELAC nesta segunda-feira, 8 de abril, e os ministros das Relações Exteriores na terça-feira, 9 de abril. Será agendada uma reunião dos presidentes", disse Castro em sua conta na plataforma X.

O Itamaraty emitiu uma nota condenando "nos mais firmes termos" a ação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma postagem neste sábado (6) no X (antigo Twitter), replicou a nota do Itamaraty e expressou "toda minha solidariedade ao presidente e amigo Andrés Manuel López Obrador".
O Equador, por sua vez, alegou que o México conceder asilo a Glas é ilegal e exigiu a extradição do político, informou o Ministério das Relações Exteriores do Equador em um comunicado.
A Assembleia Nacional do Equador convocou três ministros para explicarem sobre a invasão.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала