- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Invasão a embaixada causou 'grave ruptura do direito internacional', diz Lula a presidente mexicano

© FotoAndrés Manuel López Obrador e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, presidentes do México e do Brasil
Andrés Manuel López Obrador e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, presidentes do México e do Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador e manifestou solidariedade após a invasão da Embaixada do México em Quito.
Lula, na ocasião, afirmou que o episódio — invasão da Embaixada mexicana em Quito por policiais — representou uma grave ruptura do direito internacional. O presidente brasileiro reforçou, ainda, que o Brasil acompanhará o tratamento do tema na Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).
Na noite da última sexta-feira (5), a polícia entrou à força na Embaixada em Quito e capturou o ex-vice-presidente Jorge Glas, que se refugiou na sede desde meados de dezembro.
O Equador disse que o México conceder asilo ao ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas é ilegal e exigiu a extradição do político, informou o Ministério das Relações Exteriores do país sul-americano em um comunicado emitido na semana passada.
As tensões entre os países aumentaram e, imediatamente, o México anunciou a suspensão das relações diplomáticas com o Equador.
Policiais e soldados guardam o centro de detenção, onde o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas foi mantido depois que a polícia invadiu a Embaixada do México para prendê-lo, em Quito. Equador, 6 de abril de 2024.  - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2024
Panorama internacional
'Brigar com o México não foi um bom negócio', diz ex-diplomata sobre violação à embaixada em Quito
López Obrador, durante conversa com Lula, agradeceu a solidariedade do Brasil e salientou que, além das discussões na CELAC, o México levará o tema da invasão da embaixada à Corte Internacional de Justiça (CIJ).
O presidente Lula, com a perspectiva de estreitar relações econômicas e comerciais entre os países, demonstrou o desejo de retornar ao México ainda este ano, antes do fim do mandato de López Obrador. O líder mexicano acenou positivamente para a visita e afirmou que terá grande prazer em receber Lula.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала