- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

EUA procuram alternativa a Zelensky, já têm vários candidatos, diz inteligência da Rússia

© AP Photo / Assessoria de Imprensa da Presidência da Ucrânia / HandoutVladimir Zelensky, presidente ucraniano, inspeciona linhas de fortificação na região de Carcóvia, Ucrânia, 9 de abril de 2024
Vladimir Zelensky, presidente ucraniano, inspeciona linhas de fortificação na região de Carcóvia, Ucrânia, 9 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2024
Nos siga no
O Serviço de Inteligência Externa da Rússia listou quatro figuras importantes que poderiam substituir Zelensky à frente de Kiev, e disse que o Ocidente está preocupado com as tendências de opiniões públicas na Ucrânia.
Os EUA intensificaram seus esforços para encontrar uma alternativa ao presidente ucraniano Vladimir Zelensky, comunicou na segunda-feira (6) o Serviço de Inteligência Externa (SVR, na sigla em russo) da Rússia.

"Os americanos intensificaram os esforços para encontrar uma alternativa ao atual presidente ucraniano. Foram estabelecidos contatos relevantes com o líder do partido Solidariedade Europeia [e ex-presidente ucraniano entre 2014 e 2019 Pyotr] Poroshenko; e [Vitaly] Klichko, prefeito de Kiev. Um trabalho não declarado está sendo realizado com [Andrei] Yermak, chefe do gabinete do presidente ucraniano; [Valery] Zaluzhny, ex-comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia; e [Dmitry] Razumkov, ex-presidente da Suprema Rada", disse a entidade.

Segundo a declaração, essas pessoas poderiam ser procuradas no caso de uma forte deterioração da situação no front e da necessidade de uma mudança de líder urgente.
"O principal é evitar um aumento crítico no desapontamento dos ucranianos com os fracassos da política pró-ocidental."
Mercenários norte-americanos - Sputnik Brasil, 1920, 09.04.2024
Operação militar especial russa
EUA planejam enviar membros de cartéis de drogas latino-americanos para Ucrânia, diz Rússia
Ao mesmo tempo, indica o SVR, os americanos e europeus gostariam que Zelensky permanecesse em seu cargo por enquanto, já que os esquemas de financiamento da guerra estão ligados a ele. Assim, o Ocidente quereria que os oponentes de Zelensky na Ucrânia "mostrassem moderação".
Ele acrescentou que, de acordo com as informações recebidas pelo SVR, o Ocidente está extremamente preocupado com a dinâmica do sentimento público na Ucrânia.
"O Departamento de Estado dos Estados Unidos e o Serviço Europeu de Ação Externa afirmam que há uma insatisfação crescente entre os cidadãos ucranianos com o prolongamento interminável do conflito com a Rússia. A desconfiança nas instituições do Estado está crescendo e a apatia está se espalhando rapidamente. O número de deserções e rendições voluntárias nas fileiras das Forças Armadas ucranianas está aumentando", apontou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала