Popularidade dos EUA diminui globalmente, mais drasticamente nos países muçulmanos, aponta relatório
12:38 08.05.2024 (atualizado: 15:25 08.05.2024)
© AP Photo / Vahid SalemiManifestantes iranianos queimam a bandeira dos EUA durante um protesto contra as caricaturas publicadas pela revista satírica francesa Charlie Hebdo, que ridicularizam os clérigos governantes do Irã, em frente à embaixada da França em Teerã no Irã, 11 de janeiro de 2023.
© AP Photo / Vahid Salemi
Nos siga no
A popularidade dos Estados Unidos despencou em todo o mundo desde a primavera (Hemisfério Norte) do ano passado, enfrentando os maiores reveses em países de maioria muçulmana em meio à campanha militar de Israel em Gaza, de acordo com o relatório do Índice de Percepção da Democracia (DPI, na sigla em inglês) 2024, divulgado nesta quarta-feira (8).
"A reputação dos Estados Unidos sofreu globalmente entre a primavera de 2023 e a primavera de 2024. Esta queda nas atitudes positivas em relação aos EUA é particularmente acentuada nos países de maioria muçulmana pesquisados — Indonésia, Malásia, Turquia, Marrocos, Egito e Argélia, bem como em muitos países europeus como Suíça, Irlanda, Ucrânia e Alemanha", afirmou o relatório.
No entanto, as pessoas na maioria dos países, especialmente nos estados da América Latina e do Leste Europeu, como a Polônia e a Ucrânia, continuam a pensar que os EUA ainda têm uma influência positiva na democracia global, acrescenta o relatório.
"Nos últimos quatro anos, de 2020 a 2024, as percepções da influência global dos EUA se tornaram mais positivas em todo o mundo — atingindo o pico em 2022 ou 2023 — e depois diminuíram acentuadamente em 2024", observa o relatório.
O DPI se baseou em entrevistas representativas a nível nacional com mais de 62.953 entrevistados de 53 países, realizadas entre 20 de fevereiro e 15 de abril.