- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA prometem 'novos sistemas de armas' para Taiwan, 'não antigos' como para a Ucrânia

© AP Photo / Jose Luis MaganaMichael McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, fala durante audiência no Capitólio em Washington, EUA, 16 de abril de 2024
Michael McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA, fala durante audiência no Capitólio em Washington, EUA, 16 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2024
Nos siga no
O presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes do país norte-americano disse que Taiwan receberá armas modernas, algumas delas com as tecnologias mais recentes dos EUA.
Os EUA fornecerão novas armas a Taiwan, e não armas antigas como as da Ucrânia, afirmou na segunda-feira (27) o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes norte-americana.
"Ao contrário da Ucrânia, recebo muitas perguntas sobre isso, onde é predominantemente uma guerra terrestre, [no caso de Taiwan] são principalmente batalhas navais. Taiwan, ao contrário da Ucrânia, receberá novos sistemas de armas, não antigos", disse Michael McCaul em uma entrevista coletiva à emissora taiwanesa Formosa Television.
Ele deixou claro que a ilha será abastecida com armas de novos estoques, e que alguns dos sistemas transferidos terão as mais recentes tecnologias dos EUA.
A delegação do Congresso dos EUA chefiada por McCaul está em Taiwan de domingo (26) a quinta-feira (30).
Helicóptero Chinook australiano antes de ser despachado no porto de Brisbane, Austrália, 19 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2024
Panorama internacional
EUA se preparam para guerra com a China em meio a provocação de Washington sobre Taiwan
Nesta segunda-feira (27), os políticos foram recebidos por Lai Ching-te, chefe da administração da ilha. Ele foi empossado na última segunda-feira (20), e, em seguida, na quinta-feira (23) e sexta-feira (24), o Comando do Teatro de Operações Oriental do Exército de Libertação Popular (ELP) da China realizou exercícios militares conjuntos em torno de Taiwan, com a participação de forças terrestres, navais, aéreas e de mísseis para testar o nível de prontidão de combate das tropas.
O Estado chinês vê Taiwan como uma província renegada que pertence por direito à China no âmbito da política de Uma Só China, reconhecida pela maioria dos Estados, incluindo os EUA. A ilha autogovernada não declarou formalmente sua independência, mas já a afirma não oficialmente, mantendo laços com países ocidentais, principalmente os EUA.
A situação em torno de Taiwan se agravou após a visita a Taiwan, em agosto de 2022, de Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA (2019-2022), apesar dos protestos da China. Pequim viu a viagem como um apoio de Washington aos independentistas de Taiwan, e, em resposta, realizou exercícios militares de grande escala em torno da ilha.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала