- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU acusa Israel de violar regras de guerra em Gaza que exigem a minimização das vítimas civis

© AP Photo / Abdel Kareem HanaPalestinos lamentam os corpos de seus parentes mortos em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza, 27 de maio de 2024
Palestinos lamentam os corpos de seus parentes mortos em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza, 27 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2024
Nos siga no
Israel falha sistematicamente em cumprir as regras de guerra que exigem a minimização das baixas civis quando trava hostilidades na Faixa de Gaza, declarou o chefe do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU (ACNUDH, na sigla em ingês), Volker Turk.
"A obrigação de escolher meios e métodos de guerra que evitem, ou pelo menos minimizem na medida do possível, os danos causados a civis, parece ter sido sistematicamente violada por Israel durante a campanha de bombardeio", observou Turk, segundo declaração do ACNUDH.
Essas conclusões emergem da análise de seis ataques israelenses perpetrados entre outubro e dezembro de 2023.
Embora Israel justifique a sua ação militar na eliminação do Hamas, "a mera presença de um comandante, ou mesmo de vários combatentes, não transforma um bairro inteiro em um objetivo militar, pois isso violaria o princípio da proporcionalidade e a proibição de ataques indiscriminados", destaca o texto.
O ACNUDH salienta a esse respeito que os bombardeios cometidos de forma "generalizada ou sistemática" contra a população civil podem constituir "crimes contra a humanidade".
"Apelo a Israel para que torne públicas descobertas detalhadas sobre esses incidentes. Deve também garantir investigações completas e independentes sobre esses e outros incidentes semelhantes, com vista a identificar os responsáveis", argumentou Turk.
Embora a declaração se concentre em Israel, também denuncia que grupos armados palestinos continuam a lançar projéteis contra Israel, em uma medida "incompatível com as suas obrigações ao abrigo do direito humanitário internacional".
Recuo do PIB eleva temor de recessão nos EUA  - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2024
Panorama internacional
Ajudas militares à Ucrânia e a Israel elevam dívida pública dos EUA, prevista em 122% do PIB em 2034
Em 7 de outubro de 2023, um ataque coordenado pelo movimento Hamas contra mais de 20 comunidades israelenses deixou cerca de 1.200 mortos, cerca de 5.500 feridos e 253 reféns, dos quais cerca de 100 foram posteriormente libertados em trocas de prisioneiros.
Em retaliação, Israel lançou uma declaração de guerra contra o Hamas e lançou uma série de bombardeios em Gaza, que até agora deixaram mais de 37.300 palestinos mortos e mais de 85.400 feridos, segundo aoutoridades locais.
Em 20 de maio, o procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, anunciou que havia apresentado pedidos de prisão contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e outros líderes do Estado judeu, bem como contra líderes do Hamas por alegados crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos desde outubro de 2023.
A Rússia e outros países instam Israel e o Hamas a concordarem com um cessar-fogo e a defenderem uma solução de dois Estados, aprovada pela ONU em 1947, como a única forma possível de alcançar uma paz duradoura na região.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала