- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Belarus coloca suas forças em alerta devido à atividade da Ucrânia na fronteira

© Foto / Ministério da Defesa da RússiaMilitares das Forças Armadas russas e belarussas participam do segundo estágio de exercícios conjuntos de armas nucleares não estratégicas, em 11 de junho de 2024
Militares das Forças Armadas russas e belarussas participam do segundo estágio de exercícios conjuntos de armas nucleares não estratégicas, em 11 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2024
Nos siga no
Devido à presença das Forças Armadas ucranianas na fronteira com Belarus, a Força Aérea e a defesa antiaérea foram colocadas em estado de elevada prontidão de combate, anunciou o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko.
"Garanto a vocês que não permitiremos qualquer confronto na fronteira com a Ucrânia. Não haverá nenhum", declarou Lukashenko em uma reunião solene por ocasião do Dia da Independência de Belarus, em Minsk.
Além disso, ele informou que as forças de segurança de Belarus "bloquearam tanto a fronteira sul", com a Ucrânia, "como a ocidental", com a União Europeia (UE), para "evitar qualquer passo em falso".
O presidente sublinhou ainda que o seu país não pretende se envolver em qualquer hostilidade e acrescentou que a OTAN precisa de uma desculpa para "arrastar Belarus para uma guerra".
Um operador usa a bandeira dos EUA e um emblema AWACS da OTAN em seu uniforme em uma aeronave do Sistema de Alerta e Controle Aéreo (AWACS) da OTAN, que participa do exercício multinacional liderado pela Alemanha Air Defender 23, durante um voo sobre o norte da Alemanha a partir da base militar de Geilenkirchen, oeste da Alemanha, em 20 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2024
Panorama internacional
Belarus está preparada para usar armas nucleares em caso de 'ameaça', diz MD

"Há uma enorme quantidade de dinheiro investido na Ucrânia. Estou convencido de que, em primeiro lugar, os americanos e o Ocidente não vão abandonar a Ucrânia. É uma boa ponte, um bom terreno […], mas não há ninguém para lutar. Por isso, é necessária uma escalada séria para colocar tropas da OTAN lá. Os mercenários não conseguem lidar com isso", acrescentou Lukashenko.

Devido à ampliação da presença dos militares ucranianos na fronteira com Belarus, continuou o presidente, Minsk colocou a sua Força Aérea e a defesa antiaérea do país e da Rússia em alerta máximo, implantando os sistemas de defesa aérea Polonez e os sistemas de mísseis Iskander.
Em caso de agressão por parte da Ucrânia, haverá "um ataque com todos os tipos de armas contra determinados objetivos".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала