- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polônia quer trazer policiais da Finlândia, Alemanha e Grécia para fronteira com Belarus

© AFP 2023 / Maxim Guchek Policiais poloneses protegem a fronteira na passagem Bruzgi-Kuznica, entre Belarus e Polônia, em 19 de novembro de 2021
Policiais poloneses protegem a fronteira na passagem Bruzgi-Kuznica, entre Belarus e Polônia, em 19 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2024
Nos siga no
Varsóvia espera trazer guardas de fronteira e policiais da Finlândia, Alemanha e Grécia para ajudar a patrulhar sua fronteira com Belarus, disse o governo polonês nesta quinta-feira (4).
O ministro da Defesa do país, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, afirmou em uma entrevista à televisão pública hoje (4) que entre os migrantes vindos de Belarus podem estar pessoas treinadas para atacar soldados poloneses.
O governo de Varsóvia espera levantar a questão na próxima cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em Washington, na semana que vem, relata a Reuters.

"Os preparativos estão em andamento, e esses são países que têm muita experiência em proteção de fronteiras. Especialmente, por exemplo, as experiências gregas podem ser muito úteis", disse o ministro, citado pela mídia.

A fronteira entre Belarus e Polônia se tornou um ponto crítico, já que autoridades ocidentais acusam o governo em Minsk de promover uma "guerra híbrida" ao trazer migrantes de fora da Europa, algo que Belarus nega.
A agência de fronteiras da União Europeia, Frontex, diz que o número de pessoas tentando chegar à zona do bloco pela fronteira leste quase dobrou nos primeiros cinco meses de 2024, embora a rota continue relativamente pequena em comparação a outras formas de entrada na Europa.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, discursa em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro dinamarquês após conversações em Varsóvia, Polónia, em 15 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2024
Panorama internacional
Polônia reintroduzirá zona-tampão de 200 metros na fronteira com Belarus, anuncia premiê
A Grécia está ampliando sua cerca na fronteira com a Turquia, enquanto a Finlândia busca fechar uma nova rota de migração via Rússia para a Europa, implantando mais patrulhas de guarda de fronteira, drones e detectores eletrônicos e construindo cercas.
No início desta semana, Berlim e Varsóvia apresentaram um plano de ação conjunto no qual concordaram em discutir o fortalecimento da cooperação em defesa, incluindo uma presença mais forte da OTAN na fronteira leste da aliança e a coordenação da ajuda à Ucrânia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала