- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Qual será a política externa do Irã sob o novo presidente? Pezeshkian revela à Sputnik

© AP Photo / Vahid SalemiMasoud Pezeshkian, então candidato à eleição presidencial do Irã, durante comício de campanha em Teerã, em 3 de julho de 2024
Masoud Pezeshkian, então candidato à eleição presidencial do Irã, durante comício de campanha em Teerã, em 3 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2024
Nos siga no
Nas eleições presidenciais iranianas na sexta-feira (5) foi eleito Masoud Pezeshkian, substituindo Mohammad Mokhber, o presidente em exercício por mais de um mês.
Masoud Pezeshkian foi eleito novo presidente do Irã nesta sexta-feira (5), substituindo Mohammad Mokhber, que substituiu em 20 de maio temporariamente Ebrahim Raisi no cargo, após a morte do último em um acidente de aviação em 19 de maio.
Pezeshkian falou à Sputnik na véspera das eleições sobre as principais prioridades da política externa do Irã: o reforço das relações com a Rússia e a China, a presença ativa do Irã no BRICS e na Organização para Cooperação de Xangai (OCX), a restauração do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês) e o levantamento das sanções.
"A Rússia é amiga e parceira do Irã, e considero uma prioridade aprofundar e expandir as relações com a Rússia e a China, bem como intensificar as atividades de política externa na direção asiática em geral. E certamente, em todos os níveis – bilateral, regional e internacional – continuaremos nossos esforços para expandir nossa interação com a Federação da Rússia", considerou ele.
Ele defendeu uma "política unidirecional" do Irã, como "defensor do princípio da multipolaridade".
 O ex-ministro da Saúde do Irã Masoud Pezeshkian vence as eleições presidenciais em 5 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.07.2024
Panorama internacional
Reformista Masoud Pezeshkian vence eleições presidenciais no Irã, informa órgão eleitoral do país
"Além disso, a cooperação regional é uma das prioridades da minha agenda de política externa e, para esse fim, o Irã expandirá sua presença no BRICS e na OCX, e buscará uma cooperação mais ativa com a UEE [União Econômica Euroasiática] para realizar mais plenamente o potencial das relações comerciais e econômicas com seus Estados-membros", previu.
Na sua opinião, a saída unilateral dos EUA do JCPOA, o acordo nuclear assinado entre vários países internacionais e o Irã, prejudicou seriamente o Irã e seu povo.
"Como o lado russo tem sublinhado repetidamente, o Irã cumpriu suas obrigações, e consideramos que nossa tarefa é trazer as outras partes de volta a esse acordo o mais rápido possível e conseguir o levantamento das sanções. Estou confiante de que os governos amigos da Rússia e da China apoiarão e ajudarão o Irã a resolver essa questão", segundo o presidente iraniano recém-eleito.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала