EUA alimentam tensões e anunciam que vão reabastecer navio disputado por Filipinas e China
EUA alimentam tensões e anunciam que vão reabastecer navio disputado por Filipinas e China
Sputnik Brasil
Na sexta-feira (19), o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, declarou que os Estados Unidos "farão o que for necessário" para... 20.07.2024, Sputnik Brasil
Discursando na conferência do Fórum de Segurança de Aspen, no Colorado, Sullivan afirmou que os EUA deixaram claro para a China que seu tratado de defesa mútua com as Filipinas se aplica ao Sierra Madre, o navio de guerra que Manila encalhou em 1999 no recife para reforçar as reivindicações no mar do Sul da China.A mídia também afirma que pilotos filipinos estão participando pela primeira vez de jogos de guerra multinacionais no exterior, os jogos de guerra Pitch Black, envolvendo 20 países indo-pacíficos e europeus em uma vasta área do norte da Austrália.As Filipinas trouxeram quatro de seus 12 caças FA-50 fabricados na Coreia do Sul para os jogos e estão avaliando as capacidades de caças mais avançados para seu programa de modernização, disse o comandante do contingente, coronel Randy Pascua, à Reuters em Darwin.Pascua afirmou que a Força Aérea fipilina precisa fechar uma "grande lacuna tecnológica" à medida que moderniza seus caças, incluindo as habilidades dos pilotos de içamento.Ainda de acordo com a mídia, os exercícios estão consumindo um milhão de litros de combustível de aviação por dia, enquanto caças dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Cingapura, Japão e Coreia do Sul, entre outros, testam táticas e habilidades de guerra, disseram os organizadores.A Força Aérea das Filipinas está focada na conscientização do domínio marítimo em operações conjuntas com a Marinha, e Manila está construindo suas defesas aéreas em meio a tensões com Pequim.Manila e Pequim travam um confronto no disputado mar do Sul da China e seus encontros ficaram mais tensos à medida que os dois lados pressionam suas reivindicações marítimas sobre a região.
Na sexta-feira (19), o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, declarou que os Estados Unidos "farão o que for necessário" para garantir que as Filipinas consigam reabastecer o navio encalhado no recife Second Thomas Shoal, o qual Manila usa para reforçar suas reivindicações sobre o atol.
Discursando na conferência do Fórum de Segurança de Aspen, no Colorado, Sullivan afirmou que os EUA deixaram claro para a China que seu tratado de defesa mútua com as Filipinas se aplica ao Sierra Madre, o navio de guerra que Manila encalhou em 1999 no recife para reforçar as reivindicações no mar do Sul da China.
"O mais importante agora é ver a redução da tensão e verificar a capacidade das Filipinas de fazer reabastecimentos", disse o conselheiro, citado pela Reuters.
A mídia também afirma que pilotos filipinos estão participando pela primeira vez de jogos de guerra multinacionais no exterior, os jogos de guerra Pitch Black, envolvendo 20 países indo-pacíficos e europeus em uma vasta área do norte da Austrália.
As Filipinas trouxeram quatro de seus 12 caças FA-50 fabricados na Coreia do Sul para os jogos e estão avaliando as capacidades de caças mais avançados para seu programa de modernização, disse o comandante do contingente, coronel Randy Pascua, à Reuters em Darwin.
Pascua afirmou que a Força Aérea fipilina precisa fechar uma "grande lacuna tecnológica" à medida que moderniza seus caças, incluindo as habilidades dos pilotos de içamento.
"Se tivermos que adquirir mais de 20 caças multifuncionais, realmente precisamos nos esforçar. Estamos aqui para treinar e aprimorar nossa capacidade operacional porque perdemos capacidade de defesa aérea por décadas", acrescentou.
Ainda de acordo com a mídia, os exercícios estão consumindo um milhão de litros de combustível de aviação por dia, enquanto caças dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Cingapura, Japão e Coreia do Sul, entre outros, testam táticas e habilidades de guerra, disseram os organizadores.
A Força Aérea das Filipinas está focada na conscientização do domínio marítimo em operações conjuntas com a Marinha, e Manila está construindo suas defesas aéreas em meio a tensões com Pequim.
Manila e Pequim travam um confronto no disputado mar do Sul da China e seus encontros ficaram mais tensos à medida que os dois lados pressionam suas reivindicações marítimas sobre a região.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.