- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã dará resposta 'madura' ao assassinato do chefe do Hamas por Israel, diz conselheiro presidencial

© AP Photo / Vahid SalemiA bandeira nacional do Irã acena como a torre de telecomunicações Milad e a bandeira nacional do buildinIran acena quando os togs de telecomunicações Milad são vistos em Teerã, Irã, terça-feira, 31 de março de 2020
A bandeira nacional do Irã acena como a torre de telecomunicações Milad e a bandeira nacional do buildinIran acena quando os togs de telecomunicações Milad são vistos em Teerã, Irã, terça-feira, 31 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2024
Nos siga no
A resposta do Irã ao assassinato do chefe político do Hamas, Ismail Haniya, por Israel será caracterizada por uma abordagem comedida, disse Aliasghar Shafieian, o conselheiro de mídia da campanha do recém-eleito presidente iraniano Masoud Pezeshkian.
"Talvez 40 anos atrás, algumas das ações do Irã tenham sido motivadas pela excitação e emoção", disse Pezeshkian à mídia dos EUA na segunda-feira (12), acrescentando que o Irã responderá de forma "madura".
A resposta de Teerã não deve ser como o ataque de horas de duração visto em abril, acrescentou o conselheiro.
Shafieian disse que o assassinato de Haniya "foi uma missão baseada em inteligência", acrescentando que "a resposta do Irã será de natureza semelhante e em um nível semelhante".
O Irã disse ainda ao The Washington Post que sua resposta seria limitada para evitar a escalada do conflito, segundo um membro do parlamento iraquiano com laços com milícias locais.
"Fomos informados [pelo Irã] que seria uma resposta limitada", disse ele, acrescentando que Teerã "não quer expandir a guerra".
Veículos blindados israelenses durante operação terrestre na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2024
Panorama internacional
'Absurdo': enquanto EUA pedem calma ao Irã, Israel 'comete crimes internacionais', diz jornalista
Enquanto isso, um libanês com laços com o movimento Hezbollah disse à mídia que o Irã estava preocupado que Israel e os EUA pudessem atacar seu programa nuclear para "essencialmente neutralizar a dissuasão nuclear do Irã".
No dia 31 de julho, o Hamas disse que um ataque israelense havia matado Haniya em sua residência em Teerã, aonde ele chegou para comparecer à posse do novo presidente do Irã. O movimento responsabilizou Israel e os EUA pela morte de Haniya e disse que o ataque não ficaria sem resposta.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала