- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN envia aviões espiões para vigiar regiões russas no mar Báltico, diz mídia dos EUA

© Foto / Royal Air Force Avião de reconhecimento RC-135W Rivet Join da Força Aérea do Reino Unido
Avião de reconhecimento RC-135W Rivet Join da Força Aérea do Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2024
Nos siga no
As fronteiras do noroeste da Rússia enfrentaram uma onda de novos voos de espionagem neste mês, enquanto a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) intensificava a vigilância de seu flanco expandido no mar Báltico, escreve a Newsweek.
Dados de GPS capturados nesta quarta-feira (14) pelo site de rastreamento de aeronaves Flightradar24 mostraram dois aviões norte-americanos e britânicos varrendo as fronteiras do exclave russo de Kaliningrado, utilizando o espaço aéreo aliado da Polônia ao sul e da Lituânia ao norte, relata a mídia.
As aeronaves eram um RC-135V Rivet Joint da Força Aérea dos EUA e um RC-135W Rivet Joint da Força Aérea Real britânica. Os Rivet Joint são aeronaves de inteligência de sinais construídas pela Boeing.
Segundo a mídia, eles estavam entre os pelo menos sete voos tripulados em agosto pelos Rivet Joint aliados que foram complementados por dezenas de outras missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR, na sigla em inglês) por membros da OTAN.
O mar Báltico foi apelidado de "lago da OTAN" desde a adesão da Finlândia e da Suécia à aliança, mas os militares russos restringiram o acesso estratégico às águas — e ao oceano Atlântico além dele — por meio de Kaliningrado e do porto de São Petersburgo, ambos os quais abrigam bases da Frota do Báltico da Rússia.
A aliança militar argumenta preocupações sobre um aumento nas "atividades híbridas" de Moscou em território aliado para enviar as aeronaves, diz a mídia.

A Rússia respondeu ao intenso monitoramento da aliança nos Estados Bálticos da linha de frente — Estônia, Letônia e Lituânia — lançando seus próprios voos espiões sobre as águas, levando a OTAN a enviar, em 10 e 12 de agosto, caças para interceptar aeronaves de inteligência russas Il-20.

Ainda neste mês, dados de GPS mostraram aeronaves de ambos os esquadrões da aliança circulando por Kaliningrado e examinando as fronteiras oeste e norte de Belarus.
Submarino Vladikavkaz diesel-elétrico classe Kilo - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2024
Panorama internacional
OTAN diz que caça português monitorava submarino russo no Báltico e divulga IMAGENS
A mídia ainda acrescenta que, assim como nos meses anteriores, unidades da Força Aérea da OTAN também realizaram voos ISR ou de Inteligência, Vigilância, Aquisição de alvos e Reconhecimento (ISTAR, na sigla em inglês) de longa distância no mar Negro ou próximo a ele.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала