DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientista russo sugere como motor de dobra poderá voar para outras estrelas

© Fotolia / TryfonovCorpo celeste brilhante passa pelo céu coberto por estrelas
Corpo celeste brilhante passa pelo céu coberto por estrelas - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2024
Nos siga no
Um motor de dobra espacial baseado na criação de um campo gravitacional superpoderoso vai permitir que a humanidade transporte colônias prontas para outros sistemas estelares, disse Ivan Rudoi, professor sênior do Departamento de Engenharia de Foguetes e Sistemas Espaciais do Instituto de Aviação de Moscou, à Sputnik.
O cientista lembrou que o motor de dobra espacial não acelera por expelir substância para trás, empurrando assim a espaçonave, como nos foguetes clássicos de motores a jato.
O conceito de um motor de dobra hipotético é uma dobra do espaço-tempo ao redor da espaçonave na qual a tripulação não sentiria força-g sobre seus corpos.

"Graças a isso, as pessoas poderão construir infinitamente módulos frágeis e finos na órbita da Terra, cultivar plantas lá, construir pequenas colônias e, em seguida, rebocar tudo por meio de um motor de dobra para outro sistema estelar, fazer tudo o que Konstantin Tsiolkovsky [um dos pais fundadores da ciência de foguetes e astronáutica moderna] sonhou um dia. Precisamos urgentemente de um motor assim!", acrescentou.

Ilustração abstrata da estrela brilhante em forma de cruz brilhando no céu noturno - Sputnik Brasil, 1920, 22.08.2024
Ciência e sociedade
Astrônomos coletam IMAGENS de alta resolução da superfície da Estrela Polaris pela 1ª vez
Rudoi disse que, na década de 90, o físico mexicano Miguel Alcubierre Moya sugeriu que o motor de dobra só poderia ser construído se funcionasse com a chamada energia escura.
As conclusões dele foram criticadas com base no fato de que a energia escura pode não existir de fato.
Ao mesmo tempo, de acordo com Rudoi, há um desenvolvimento recente feito por pesquisadores do grupo Applied Physics, que é uma bolha de dobra que funciona com métodos gravitacionais sem usar energia escura.
Ilustração do CWISE J1249 - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2024
Ciência e sociedade
NASA detecta objeto 27 mil vezes maior que a Terra se movendo a 1,6 milhão de km/h
O único obstáculo para a realização desse modelo é que os cientistas ainda não entendem como gerar energia do motor de dobra de forma eficiente e segura, armazená-la e gerenciá-la de modo a não colocar a tripulação em perigo.

"Controlar o espaço-tempo para fazer viagens interplanetárias e até intergalácticas rápidas é, de fato, um sonho antigo da humanidade. Hoje, com foguetes movidos a combustíveis químicos, levamos meses para chegar ao planeta mais próximo. As limitações levantam grandes questões: como alimentar a tripulação, como evitar que o corpo se degrade na ausência de peso e como protegê-lo da radiação. Se voássemos para o planeta vizinho não em seis meses, mas em um dia, todos esses problemas desapareceriam imediatamente", concluiu.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала