- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Partido França Insubmissa inicia procedimento de impeachment de Macron

© AP Photo / Dylan MartinezEmmanuel Macron, presidente francês, durante sessão de abertura da conferência Acelerador Africano de Fabricação de Vacinas, em Paris, França, 20 de junho de 2024
Emmanuel Macron, presidente francês, durante sessão de abertura da conferência Acelerador Africano de Fabricação de Vacinas, em Paris, França, 20 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2024
Nos siga no
A força de esquerda quer destituir o presidente francês por meio de um artigo que pune os mandatários do país por violarem seus deveres.
O partido de esquerda França Insubmissa iniciou um procedimento de impeachment para remover o presidente Emmanuel Macron do poder, disse no sábado (31) a chefe da sigla do partido na rede social X.

"Um projeto de resolução para iniciar um processo de impeachment contra o presidente da República, em conformidade o artigo 68 da Constituição, foi enviado hoje aos membros do Parlamento para assinatura conjunta", escreveu Mathilde Panot.

O artigo em questão prevê a possibilidade de destituir o presidente quando ele viola seus deveres.
O rei britânico Carlos III e o presidente francês Emmanuel Macron beberam após um brinde durante um banquete de estado no Palácio de Versalhes, a oeste de Paris, em 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2024
Panorama internacional
Banquetes de Estado luxuosos da gestão Macron colocaram Paris no vermelho, divulga auditoria
Embora a França Insubmissa, com 72 assentos, possa propor independentemente uma moção de impeachment por ter mais de 57 deputados, a decisão de considerar a iniciativa é tomada pela mesa da Assembleia Nacional, a câmara baixa do Parlamento francês. O texto da resolução deve então ser aprovado pela Comissão Legislativa, após o que dois terços da assembleia nacional devem votar a favor dentro de duas semanas.
As duas últimas etapas também devem ser aprovadas no Senado, a câmara alta do Parlamento, onde a esquerda não tem maioria e a França Insubmissa não está representada. No entanto, se o Senado aprovar o texto, as duas câmaras se reúnem em uma sessão conjunta, e a resolução deve ser apoiada por 617 dos 925 parlamentares em ambas as câmaras.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала