- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista explica por que a pressão da Ucrânia por caças Gripen e Eurofighter não faz sentido

© East News / AP/FOTOLINKUm dos caças JAS 39 Gripen da Força Aérea Sueca decola de Kallinge, no sul da Suécia
Um dos caças JAS 39 Gripen da Força Aérea Sueca decola de Kallinge, no sul da Suécia - Sputnik Brasil, 1920, 24.09.2024
Nos siga no
A Ucrânia possuir uma frota de vários aviões de combate ocidentais terá um impacto negativo na eficiência de cada uma dessas aeronaves, disse o analista militar russo Ilya Kramnik à Sputnik, comentando as negociações de Kiev com aliados "para adquirir os caças Gripen suecos e Eurofighter europeus.
No final de agosto, a Força Aérea ucraniana confirmou que um caça F-16 de fabricação norte-americana, transferido para a Ucrânia por seus parceiros ocidentais, caiu poucas semanas após o primeiro lote de tais aeronaves ter sido entregue a Kiev.
Na linha do acidente com o F-16, Ilya Kramnik, que também é pesquisador do Instituto de Economia Mundial e Relações Internacionais da Academia de Ciências da Rússia, destaca que os problemas para os pilotos ucranianos podem surgir principalmente devido à complexidade de atender simultaneamente diferentes tipos de aeronaves ao mesmo tempo.
Em uma entrevista separada com a Sputnik, o veterano analista militar russo Viktor Litovkin sugere que a Ucrânia quer obter os Gripen e os Eurofighter para "atrair países ocidentais para a ação militar em seu território" e "mostrar a solidariedade dos países ocidentais com a Ucrânia, que está 'corajosamente' lutando" contra a Rússia.
"Mas é preciso entender que ninguém dará esses caças a Kiev. E mesmo que os deem, não haverá ninguém na Ucrânia para pilotá-los porque não há pilotos treinados. O mais importante, porém, é que há uma grande dúvida sobre quem fará a manutenção desses aviões de guerra", enfatiza Litovkin.
Caça espanhol Eurofighter Typhoon voa durante exercício militar sobre a base militar de Rukla - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2024
Panorama internacional
Ucrânia negocia com Ocidente entregas de caças Gripen e Eurofighter
Quando perguntado sobre quais aeronaves de combate russas poderiam enfrentar os Gripen e os Eurofighter, ele se refere ao Su-30 e ao Su-35, os quais são "melhores do que qualquer aeronave estrangeira em muitos parâmetros".
"Primeiramente, todas essas aeronaves [estrangeiras] das quais estamos falando são monomotoras e estão equipadas com menos armas do que nossas aeronaves. Em segundo lugar, os Su-30 e os Su-35 têm um módulo de vetorização de empuxo para executar acrobacias aéreas, o que ajuda esses dois caças a desviar de mísseis inimigos. As aeronaves também são melhores do que os Gripen e os Eurofighter em termos de características relacionadas a mísseis e radares", conclui Litovkin.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала