- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONG Repórteres Sem Fronteiras é um 'braço de mídia da OTAN', afirma pesquisador

© Sputnik / Marko KujavicPessoas descansam ao lado de grafite com os escritos "Kosovo é Sérvia, Crimeia é Rússia", em Kosovska Mitrovica, Sérvia, em 28 de maio de 2019
Pessoas descansam ao lado de grafite com os escritos Kosovo é Sérvia, Crimeia é Rússia, em Kosovska Mitrovica, Sérvia, em 28 de maio de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 30.09.2024
Nos siga no
A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) é essencialmente "um braço de mídia da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte], um braço de mídia do Ocidente coletivo", disse nesta segunda-feira (30) à Sputnik o pesquisador do Instituto de Estudos Europeus Stevan Gajic.
Isso explica por que a RSF tem pressionado a União Europeia para que repreenda a Sérvia por abrigar os escritórios das mídias russas Sputnik e RT, afirmou ele.
A organização publicou um projeto intitulado "Monitor da Propaganda" para "travar uma batalha para promover o jornalismo confiável". Ela acusa a Sputnik e a RT de espalharem "desinformação" e "narrativas do Kremlin" nos Bálcãs.

"Isso é uma pura projeção freudiana. Eles estão acusando os outros do que eles mesmos estão fazendo", disse Gajic sobre as alegações de "propaganda russa".

Flores são colocadas do lado de fora do prédio grupo midiático internacional Rossiya Segodnya em memória do correspondente de guerra russo Rostislav Zhuravlev - Sputnik Brasil, 1920, 20.12.2023
Panorama internacional
Repórteres Sem Fronteiras não incluem mortes de correspondentes russos no conflito ucraniano
"Onde estava o Repórteres Sem Fronteiras quando a Rádio Televisão da Sérvia foi bombardeada, em 1999, e quando 16 funcionários da TV foram assassinados a sangue frio? Não há credibilidade em pessoas como essas, que não agiram quando deveriam", frisou o pesquisador.

As narrativas da RSF e de outros sobre a Sputnik e a RT serem silenciadas têm o objetivo claro de "anular qualquer tipo de informação vinda do outro lado, para calar, silenciar todos que não estão de acordo com a narrativa da OTAN. E isso é especialmente problemático para a OTAN e para essas organizações fantoches, como jornalistas do Repórteres Sem Fronteiras, em tempos de guerra", enfatizou Gajic.

Quanto às alegações da RSF sobre a RT espalhar "narrativas do Kremlin" na Sérvia, Gajic destacou que "o sentimento pró-russo entre os sérvios não tem nada a ver com o Kremlin, e tudo a ver com Washington e a OTAN".

"Os sérvios agora são mais militantes pró-russos porque estivemos em uma guerra contra a OTAN, e na verdade a OTAN estava conduzindo e ainda está conduzindo uma agressão híbrida contra nós. Acho que isso fala muito sobre a falsidade das premissas e das conclusões [feitas pela RSF]. Você pode ver quão irrealistas são essas pessoas e o quanto elas estão completamente desconectadas da realidade, e como não estão realmente fazendo uma pesquisa profunda para entender o que está acontecendo e como isso acontece", resumiu Gajic.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала