- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil condena ataques israelenses no Líbano; avião da FAB para resgate de brasileiros parte amanhã

© Foto / Divulgação / Força Aérea Brasileira / Sgt P.SilvaAvião KC-30 da Força Aérea Brasileira durante operação Taquari II, em 20 de junho de 2024
Avião KC-30 da Força Aérea Brasileira durante operação Taquari II, em 20 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.10.2024
Nos siga no
As autoridades brasileiras iniciarão a operação Raízes do Cedro, de repatriação de seus cidadãos do Líbano na quarta-feira (2), quando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) partirá do Rio de Janeiro.
"A aeronave está programada para decolar da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 2 de outubro, com destino ao aeroporto de Beirute, com escalas previstas na cidade de Lisboa, Portugal", informou a FAB em nota.
Inicialmente, a aeronave KC-30 transportará 220 brasileiros. A data de retorno ao Brasil está sujeita à coordenação e a protocolos adicionais.
Além da tripulação de operações da aeronave, também haverá militares do setor de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos) a bordo, que estarão prontos para dar suporte durante a missão, batizada de Raízes do Cedro.
Há mais de 20 mil brasileiros vivendo no Líbano e, nos últimos dias, pelo menos 3 mil manifestaram interesse em retornar ao Brasil na embaixada em Beirute.
Realizado pela FAB, o evento Domingo Aéreo, em São Paulo, traz exposições estáticas de aeronaves e equipamentos militares. Brasil, 29 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2024
Notícias do Brasil
Caças F-5 e Super Tucanos: Domingo Aéreo em São Paulo exibe poder militar da FAB (VÍDEOS)

Itamaraty diz que ataques são deploráveis

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil afirmou que acompanha "com grave preocupação" as operações militares terrestres das Forças de Defesa de Israel (FDI) no sul do Líbano.

"Também deplora a continuidade dos ataques aéreos israelenses a várias regiões do país, que provocaram, desde o passado dia 17, a morte de mais de mil pessoas, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais, assim como um saldo de milhares de feridos."

O governo federal pediu o cumprimento da Resolução 1701, de 2006, do Conselho de Segurança das Nações Unidas — em particular, o fim das hostilidades entre Israel e o Hezbollah "e o respeito à Linha Azul".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала