- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Países Baixos confirmam entrega à Ucrânia do 1º lote de aviões F-16

© AP Photo / Peter DejongVladimir Zelensky, segundo à direita, e o primeiro-ministro interino holandês Mark Rutte (C), olham para caças F-16 em Eindhoven, Países Baixos, 20 de agosto de 2023
Vladimir Zelensky, segundo à direita, e o primeiro-ministro interino holandês Mark Rutte (C), olham para caças F-16 em Eindhoven, Países Baixos, 20 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2024
Nos siga no
Os Países Baixos forneceram à Ucrânia o primeiro lote de aviões F-16 dos 24 caças prometidos, e o restante será enviado nos próximos meses, anunciou oficialmente neste domingo (6) o ministro da Defesa do país, Ruben Brekelmans.

O ministro da Defesa anunciou hoje que havia visitado Kiev e Carcóvia. "Pela primeira vez, posso declarar oficialmente que os primeiros F-16 neerlandeses foram entregues à Ucrânia. O restante dos 24 aviões será entregue nos próximos meses", escreveu o ministro nas redes sociais.

Brekelmans acrescentou que "os Países Baixos continuarão desempenhando um papel de liderança no apoio à Ucrânia e alocarão aproximadamente 400 milhões de euros (cerca de R$ 2,4 bilhões) para o plano de ação com drones".
Uma aeronave F-16 de fabricação americana participa de um show aéreo na Base Aérea de Balad, ao norte de Bagdá, em 24 de abril de 2024, para marcar o 93º aniversário da fundação da Força Aérea iraquiana em 1931 - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2024
Operação militar especial russa
Caças F-16 dados a Kiev não podem competir com aviões da Rússia, diz Rostec
Segundo ele, no âmbito deste plano, os Países Baixos e a Ucrânia trabalharão juntos para desenvolver drones modernos e acelerar a produção de protótipos bem-sucedidos.
Desde o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, em fevereiro de 2022, Amsterdã entregou a Kiev 60 tanques T-72, mais de 200 veículos de combate de infantaria YPR, cerca de 100 tanques Leopard 1 - junto com Dinamarca e Alemanha -, oito obuses autopropulsados PzH2000, dois sistemas antiaéreos Patriot, mais de 500 drones, além de mísseis, morteiros, rifles, metralhadoras e munição.
A Rússia continua, desde 24 de fevereiro de 2022, a operação militar especial na Ucrânia, cujos objetivos, segundo o presidente Vladimir Putin, são proteger a população de "um genocídio por parte do regime de Kiev" e lidar com os riscos à segurança nacional representados pela expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte para o leste.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала