Cientistas brasileiros participam da recriação de aparência de líder europeu medieval (FOTOS)
Cientistas brasileiros participam da recriação de aparência de líder europeu medieval (FOTOS)
Sputnik Brasil
Uma equipe internacional de cientistas, inclusive do Brasil, recriou a aparência de um líder militar antigo, o herói nacional tcheco Jan Zizka. 09.10.2024, Sputnik Brasil
Jan Zizka (cerca de 1360-1424) foi um comandante do movimento religioso medieval hussita que, por sua vez, foi um movimento reformador tcheco surgido na Boêmia, Europa Central, e depois se juntou à Reforma Protestante.A réplica foi baseada em uma cópia digital de parte de seu crânio, descoberta há mais de 100 anos e recriada há dez.Observa-se que o fragmento do crânio foi descoberto em 1910 durante a reconstrução da Igreja de Pedro e Paulo na cidade de Caslav.No decorrer de estudos recentes, os especialistas, que usaram a análise de radiocarbono, estabeleceram que os restos mortais pertencem a um homem que morreu aproximadamente em 1424, o que coincide com a data de morte do comandante.Depois, com base na forma digitalizada do crânio e em métodos de medicina forense, os pesquisadores recriaram a aparência aproximada do famoso tcheco.
Uma equipe internacional de cientistas, inclusive do Brasil, recriou a aparência de um líder militar antigo, o herói nacional tcheco Jan Zizka.
Jan Zizka (cerca de 1360-1424) foi um comandante do movimento religioso medieval hussita que, por sua vez, foi um movimento reformador tcheco surgido na Boêmia, Europa Central, e depois se juntou à Reforma Protestante.
A réplica foi baseada em uma cópia digital de parte de seu crânio, descoberta há mais de 100 anos e recriada há dez.
"Este ano, o modelo foi usado por uma equipe de especialistas internacionais do Brasil, da República Tcheca e da Itália para realizar uma aproximação científica do rosto de uma figura histórica que morreu há 600 anos", informa o museu da cidade de Ceske Budejovice.
Observa-se que o fragmento do crânio foi descoberto em 1910 durante a reconstrução da Igreja de Pedro e Paulo na cidade de Caslav.
No decorrer de estudos recentes, os especialistas, que usaram a análise de radiocarbono, estabeleceram que os restos mortais pertencem a um homem que morreu aproximadamente em 1424, o que coincide com a data de morte do comandante.
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.