- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã denuncia na ONU ameaças israelenses de ataques contra instalações nucleares

© AP Photo / Vahid SalemiReator de pesquisa nuclear na sede da Organização de Energia Atômica iraniana em Teerã, Irã, 1º de setembro de 2014
Reator de pesquisa nuclear na sede da Organização de Energia Atômica iraniana em Teerã, Irã, 1º de setembro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2024
Nos siga no
O Irã acionou nesta segunda-feira (21) a Organização das Nações Unidas (ONU) por conta de ameaças de ataques israelenses contra instalações nucleares no país. A informação foi revelada pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Esmaeil Baghaei.
"Ameaças de ataque a instalações nucleares são contra as resoluções da ONU […] e são condenadas. Enviamos uma carta sobre isso para […] o órgão de vigilância nuclear da ONU", afirmou o porta-voz em fala divulgada pela Reuters.
No último fim de semana, os Estados Unidos chegaram a anunciar a investigação sobre um vazamento da inteligência ultrassecreta com relação aos preparativos de Israel para atacar o Irã, o que inclui exercícios da Força Aérea israelense usando mísseis ar-terra.
É o que informou, neste sábado (19), a rede CNN, citando fontes familiarizadas com o assunto.
Saeed Iravani, enviado do Irã na Organização das Nações Unidas (ONU) - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2024
Panorama internacional
Irã nega ligação com ataque de drones à casa de Netanyahu
Os documentos, datados de 15 e 16 de outubro, começaram a circular on-line na sexta-feira (18). De acordo com a emissora, estão marcados como "ultrassecretos" e têm uma observação indicando que apenas membros da aliança de inteligência Five Eyes, que inclui Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Austrália, podem acessar as informações.
Pela segunda vez na história, em 1º de outubro, o Irã conduziu um ataque massivo de mísseis contra Israel, chamado de ato de autodefesa. Os militares israelenses afirmaram que cerca de 180 mísseis balísticos foram disparados, a maioria dos quais teria sido interceptada.
Os iranianos dizem que os mísseis atingiram alvos militares israelenses. Já Israel informa que o dano foi "mínimo". Tel Aviv prometeu retaliar, e os EUA declararam que viriam em auxílio de seu principal aliado no Oriente Médio.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала