Calçado de legionários é descoberto em antigo acampamento militar romano na Alemanha (FOTOS)
09:44 16.11.2024 (atualizado: 10:37 16.11.2024)
© Foto / Pixabay / barskefranckGladiador romano na arena (imagem referencial)
© Foto / Pixabay / barskefranck
Nos siga no
Durante uma escavação em um parque de diversões adjacente ao antigo acampamento romano em Haltern am See, no norte da Alemanha, arqueólogos descobriram restos de uma cáliga – uma espécie de sandália de couro usada por militares, uma peça de vidro e evidências de um muro defensivo.
Pesquisadores da Associação Regional de Vestefália-Lippe começaram a escavar o local neste verão europeu, acompanhando os trabalhos de renovação no parque. Sua proximidade com as antigas fortificações do acampamento romano de Aliso do século I d.C. sugeriram que lá poderiam ser achados materiais arqueológicos, escreve portal La Brújula Verde.
© Foto / Twitter / ReproduçãoRestos de sandália romana descoberta em antigo acampamento militar romano na Alemanha (captura de tela das redes sociais)
Restos de sandália romana descoberta em antigo acampamento militar romano na Alemanha (captura de tela das redes sociais)
© Foto / Twitter / Reprodução
O referido acampamento foi construído durante o reinado do imperador Augusto como parte de seu objetivo de estabelecer a província da Magna Germania. No decorrer dos trabalhos foram encontrados um conjunto de peças de vidro da era romana, dois fornos antigos, cravos de ferro de sapatos militares e oito poços que continham fragmentos dos postes de madeira e terra que cercavam o assentamento.
© Foto / Instituto Estadual de Conservação de Monumentos da BavieraReconstrução de sandália militar romana
Reconstrução de sandália militar romana
Uma das descobertas mais curiosas foi uma série de cravos de ferro pertencentes às cáligas, encontrados por um detector de metais. Embora o couro das sandálias tenha se desintegrado completamente com o tempo, os cravos de ferro que fixavam as camadas de couro foram encontrados quase intactos.
Andreas Weisgerber, conservador da associação, detalhou que a sola da cáliga era bastante robusta, com uma espessura de cerca de 0,8 centímetro, composta por três camadas de couro unidas por estes cravos de ferro forjados à mão.