Mídia: forças russas têm iniciativa e vantagem enquanto a Ucrânia enfrenta um 'bufê de opções ruins'
06:26 17.11.2024 (atualizado: 06:31 17.11.2024)
© Sputnik / Stanislav Krasilnikov / Acessar o banco de imagensMilitares russos do grupo de forças Tsentr (Centro) disparam um lançador múltiplo de foguetes BM-21 Grad em direção a posições ucranianas no setor de Krasnoarmeisk da linha de frente em meio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia
© Sputnik / Stanislav Krasilnikov
/ Nos siga no
As tropas russas têm avançado firmemente em um importante centro de defesa de Kiev na região de Carcóvia, ameaçando cercar um grande grupo de forças ucranianas.
As tropas russas têm vantagem em todas as frentes, e as "más notícias continuam chegando" para a Ucrânia, disse um analista citado pela CNN.
"Os russos têm a iniciativa em todas [as linhas de frente] agora; eles exploraram com sucesso os ganhos táticos e estão reforçando esses ganhos táticos", disse George Barros, do Instituto de Estudos da Guerra, à mídia.
Enquanto as Forças Armadas da Rússia ganham em "pontos-chave" ao longo das linhas de frente na Ucrânia, elas também estão se preparando para lançar uma contraofensiva para empurrar o restante das forças de Kiev da região fronteiriça de Kursk, na Rússia, observou o analista.
"Os russos são os que estão agindo", ressaltou Barros, acrescentando que a Ucrânia estava sendo "encurralada" e tendo que "escolher entre um bufê de opções ruins".
A publicação observou que a situação era particularmente terrível para a Ucrânia em torno de Kupyansk.
Uma cidade-chave para a defesa das Forças Armadas ucranianas na parte oriental da região de Carcóvia, Kupyansk atravessa o rio Oskol, que divide a cidade em duas partes e serve como uma barreira, uma linha defensiva natural. A tomada de Kupyansk pela Rússia criaria oportunidades para cruzar o rio Oskol e avançar mais para o oeste na região.
As forças russas estão solidificando suas posições nos arredores de Kupyansk na região de Carcóvia, disse à Sputnik Vitaly Ganchev, chefe da administração russa na área, na última quinta-feira (14), acrescentando que grupos de assalto estão trabalhando para garantir posições nos arredores de Kupyansk.