- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: diplomacia da Coreia do Sul está no limbo após a tentativa de lei marcial presidencial

© AP Photo / Ahn Young-joonUm participante usando uma máscara do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol se apresenta durante um comício para exigir seu impeachment do lado de fora da Assembleia Nacional em Seul, Coreia do Sul, 11 de dezembro de 2024
Um participante usando uma máscara do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol se apresenta durante um comício para exigir seu impeachment do lado de fora da Assembleia Nacional em Seul, Coreia do Sul, 11 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.12.2024
Nos siga no
A diplomacia da Coreia do Sul foi "efetivamente paralisada" pela tentativa fracassada de impor uma lei marcial do presidente Yoon Suk-yeol, abalando globalmente a reputação de Seul e estagnando a agenda internacional do país, segundo a mídia asiática.
De acordo com o South China Morning Post, a tentativa de Yoon Suk-yeol de impor uma lei marcial no país deixou o governo da Coreia do Sul em desordem. Como resultado, investigações criminais e esforços de impeachment visando Yoon foram reunidos para tentar resolver a questão o mais rápido possível com algum senso de justiça diante da opinião pública.
Apesar de tudo, o líder sul-coreano sobreviveu a uma votação inicial de impeachment no sábado (7), mas os esforços para destituí-lo não se encerraram. Já nesta segunda-feira (9) o Ministério da Justiça aprovou uma proibição de viagem para Yoon, o que o impediria de viagens ao exterior, incluindo cúpulas com líderes estrangeiros.
Segundo analistas ouvidos pela mídia, esta crise política pode resultar na séria perda de senso de oportunidade para lidar com o futuro líder norte-americano Donald Trump, em um momento em que o mundo navega por águas turbulentas.

Para o professor visitante de estudos internacionais e ciência política na Universidade Dankook na Coreia do Sul, Benjamin Engel, ouvido pelo SCMP, "agora, quem está lá para jogar golfe com Trump e sussurrar em seus ouvidos sobre comércio, Coreia do Norte e compartilhamento de ônus de defesa? Ninguém", afirmou.

Bandeira da República da Coreia, Seul, 25 de fevereiro de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 10.12.2024
Panorama internacional
Mídia: MD sul-coreano ordenou que forças especiais ocupassem parlamento 2 dias antes da lei marcial
Ainda em novembro, o governo sul-coreano chegou a informar à imprensa que Yoon se preparava para um encontro com Trump e que até mesmo havia começado a treinar golfe para o encontro.
Enquanto a situação de Seul não se estabiliza, cada vez mais vozes se juntam aos que protestam pela cassação de Yoon Suk-yeol, afirmando que somente com a substituição do líder, a Coreia do Sul poderá retomar os trilhos de suas relações exteriores.
Fontes têm especulado que Yoon pode ter tentado provocar a Coreia do Norte para justificar a imposição da lei marcial, o que, se comprovado, poderia ter "consequências devastadoras" para as relações de Seul com Washington.
O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Cho Tae-yul, disse na segunda-feira (9) que Seul deve ser incessante em seus esforços para restaurar a confiança da comunidade internacional após a crise enquanto os parlamentares sul-coreanos encontram uma forma de resolver o imbróglio em que foram mergulhados pelo líder do Executivo sem correr o risco de tomar uma atitude inconstitucional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала