'Arma formidável': sistema russo de lança-chamas pesado TOS queima tudo o que pode arder, diz Rostec
© Sputnik / Vladimir AstapkovichLançador múltiplo de foguetes TOS-1ª Solntsepyok é mostrado durante uma apresentação dinâmica do fórum militar EXÉRCITO 2018, nos arredores de Moscou
© Sputnik / Vladimir Astapkovich
Nos siga no
O sistema russo de lança-chamas pesado TOS Solntsepek queima tudo o que pode arder. Após o disparo desta arma, as tropas de assalto não encontram praticamente nenhuma resistência porque não há ninguém que possa resistir, declarou o consórcio de defesa estatal Rostec.
A corporação qualifica o referido sistema como um dos mais formidáveis tipos de armas russas na zona da operação militar especial, porque é impossível escapar do fogo deste sistema.
"Se, no caso dos outros projéteis altamente explosivos, há uma chance de escapar nas trincheiras, casamatas ou no porão de um prédio, no caso do [sistema] TOS isto não é um obstáculo. O efeito das munições termobáricas é altamente penetrante. A munição do Solntsepek cria uma temperatura muito alta, queimando em princípio tudo o que pode arder. Por isso, após a salva de Solntsepek ou Tosochka, as tropas de assalto geralmente não encontram resistência, porque simplesmente não há ninguém para resistir", diz o comunicado.
A Rostec detalha que a munição do sistema tem um design especial: ao ser acionada, uma carga especial dispersa uniformemente a mistura termobárica, detonando-a ao mesmo tempo. Ocorre uma detonação volumétrica, criando uma onda de choque de longa duração que cobre uma área muito maior que um projétil convencional. Tal onda tem a capacidade de penetrar em quaisquer passagens, rachaduras ou buracos.