- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Equipe médica de Lula dá alta ao presidente, que deve deixar o hospital ainda hoje

© Foto / Ricardo Stuckert/PRO presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do cirurgião Marcos Stavale no Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, 13 de dezembro de 2024
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do cirurgião Marcos Stavale no Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, 13 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2024
Nos siga no
Após seis dias de internação para realizar um procedimento de retirada de um hematoma intracraniano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve alta médica e vai deixar o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (15), segundo a médica pessoal do presidente, Ana Helena Germoglio.
Na manhã deste domingo, em conversa com jornalistas, a médica Ana Helena Germoglio, responsável por acompanhar a saúde de Lula, informou que "devido ao quadro, à recuperação do nosso paciente, que foi extremamente acima do esperado, para felicidade minha e de toda a equipe, o presidente está de alta hospitalar".
De acordo com o cardiologista Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica que coordenou o atendimento ao presidente, "Lula está de alta hospitalar, não alta médica", já que continuará sendo acompanhado e passará por nova avaliação na próxima quinta-feira (19) quando deverá deixar São Paulo para retomar alguns de seus compromissos de agenda em Brasília.
Pelos próximos 15 dias, o presidente não pode realizar atividades físicas, restringindo-as a passeios, tampouco pode realizar viagens internacionais, embora voos de curta duração estejam liberados.
Em pronunciamento à imprensa, após a alta, Lula se emocionou ao falar sobre a gravidade de seu caso.
"Eu estou voltando para casa agora tranquilo, certo de que eu estou curado e que eu preciso apenas me cuidar. Eu não posso fazer esteira numa velocidade de atleta, que eu não sou atleta, eu preciso parar de fazer musculação um tempo [...]. Eu preciso ficar pelo menos uns 60 dias mais ou menos tranquilo, mas posso voltar a trabalhar normal. Eu vou apenas ficar com cuidado até em casa, na quinta-feira, aqui em São Paulo, vou fazer a última tomografia e depois eu vou voltar a trabalhar", afirmou Lula.
O presidente afirmou que só tomou conhecimento do que houve após a cirurgia, em conversa com os médicos, mas destacou que é disciplinado e que pretende seguir as recomendações médicas com respeito porque tem compromissos para gerenciar até o fim do ano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de assinatura de aditivo para obras da Transnordestina, em Brasília (DF), em 28 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.12.2024
Notícias do Brasil
Lula segue internado sob cuidados intensivos, afirma novo boletim médico
No dia 9 de dezembro, o presidente se queixou de fortes dores de cabeça. Por decisão de sua equipe médica, ele se submeteu a exames laboratoriais e de imagem, seguindo direto para a internação em São Paulo.
Lula precisou passar por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma no interior do crâneo decorrente de um traumatismo craniano, após um acidente doméstico que sofreu no dia 19 de outubro.
Após a cirurgia e a pronta recuperação do presidente, de 79 anos, os médicos decidiram submetê-lo a um procedimento endovascular para embolização da artéria meníngea média, a fim de evitar que um novo hematoma surgisse no local, como medida preventiva.
Durante toda a internação, os médicos fizeram questão de ressaltar que Lula não teve qualquer dano cerebral e que esteve a todo momento "lúcido e orientado", falando e se alimentando normalmente até que, no sábado (14), foi visto caminhando pelos corredores do hospital ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale, responsável pelo procedimento.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала