- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bahia: 163 trabalhadores chineses são resgatados em condições de escravidão em obra de montadora

© Divulgação/MPTDormitórios de trabalhadores chineses resgatados em fábrica de montadora em condições ruins. Camaçari (BA), 24 de dezembro de 2024
Dormitórios de trabalhadores chineses resgatados em fábrica de montadora em condições ruins. Camaçari (BA), 24 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2024
Nos siga no
Uma força-tarefa resgatou nesta terça-feira (24) 163 trabalhadores chineses que atuavam nas obras de uma montadora de veículos elétricos em Camaçari (BA). A ação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
Conforme o órgão, os operários eram contratados por uma empresa terceirizada chinesa e viviam em condições precárias nas proximidades do canteiro de obras. Além de dormirem em camas sem colchão, o grupo contava com apenas um banheiro para cada 30 pessoas.
Os fiscais ainda encontraram comidas sem refrigeração que seriam servidas no dia seguinte e fornecimento de água sem tratamento.
Já os passaportes e parte dos salários dos trabalhadores ficavam retidos pela empresa para evitar o abandono do emprego — eles recebiam somente 40% da remuneração acordada.
Avião bimotor em chamas após cair durante o voo entre Cascavel (PR) e Guarulhos (SP). Vinhedo, 9 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 14.08.2024
Notícias do Brasil
MPT critica proposta que aumenta jornada de trabalho de aeronautas após acidente aéreo em São Paulo

"Caso um trabalhador tentasse rescindir o contrato de trabalho após seis meses, deixaria o país sem receber efetivamente nada pelo seu trabalho, já que o desconto da caução, da passagem de vinda ao Brasil e o pagamento da passagem de retorno, na prática, configuraria confisco total dos valores recebidos pelos trabalhadores ao longo da relação de trabalho", declarou o MPT.

Após a operação, a empresa teve o contrato rescindido para a continuidade das obras. "A BYD Auto do Brasil reafirma que não tolera desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana. Diante disso, a companhia decidiu encerrar imediatamente o contrato com a empreiteira", informou a montadora.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала