- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Expansão do BRICS: Nigéria vira país parceiro do grupo, anuncia presidência brasileira

© Sputnik / Grigory Sysoev / Agência de hospedagem de fotos brics-russia2024.ruPresidente russo, Vladimir Putin profere discurso durante recepção dos convidados de alto nível na 16ª Cúpula do BRICS, organizada na cidade russa de Kazan de 22 a 24 de novembro de 2024. O evento ocorreu pela primeira vez em formato extenso, com a participação de novos membros da sigla
Presidente russo, Vladimir Putin profere discurso durante recepção dos convidados de alto nível na 16ª Cúpula do BRICS, organizada na cidade russa de Kazan de 22 a 24 de novembro de 2024. O evento ocorreu pela primeira vez em formato extenso, com a participação de novos membros da sigla - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2025
Nos siga no
Em meio à presidência brasileira do grupo, mais uma adesão foi oficializada nesta sexta-feira (17): da Nigéria, a segunda maior economia e país mais populoso da África.
O Ministério das Relações Exteriores oficializou a entrada da Nigéria como país parceiro do BRICS, categoria criada no ano passado, durante a cúpula na Rússia, para permitir a expansão do grupo.

"No exercício de sua presidência pro tempore no BRICS, o governo brasileiro anuncia hoje, 17 de janeiro de 2025, o ingresso formal da Nigéria como país parceiro do agrupamento. O governo brasileiro saúda a decisão do governo nigeriano", informou a pasta.

Com isso, a Nigéria se torna o nono país parceiro do BRICS, categoria que também inclui: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
"Sendo a 6ª maior população do mundo e a 1ª do continente africano, além de uma das maiores economias da África, a Nigéria possui interesses convergentes com os demais membros do agrupamento, atuando ativamente no fortalecimento da cooperação do Sul Global e na reforma da governança global, temas prioritários para a atual presidência brasileira", acrescentou o Itamaraty.
Dólar americano (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2025
Panorama internacional
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista

Indonésia como membro pleno do BRICS

Também neste mês, o Brasil anunciou o ingresso formal da Indonésia como membro do BRICS. "O governo brasileiro saúda o governo indonésio por seu ingresso no BRICS. Detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático, a Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do BRICS, que tem como lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável", afirmou o Itamaraty na data.
Com a expansão do BRICS, o grupo ganha ainda mais força econômica, reconhecida por diversos parceiros internacionais, reafirmando um protagonismo no avanço da criação de um mundo multipolar.
O BRICS é uma associação interestatal criada em 2006 por Brasil, Rússia, Índia e China, formando o nome a partir das primeiras letras dos países, com a adesão da África do Sul em 2010.
O ano de 2024 começou com a entrada de novos membros na articulação: Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Em 2025, a presidência temporária do BRICS passou da Rússia para o Brasil.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала