- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ocupação da Ucrânia? Primeiro-ministro diz que Reino Unido está pronto para enviar forças de paz

© AP Photo / Sergei GritsO canhão de um tanque britânico Challenger 2 tem como pano de fundo uma bandeira do Reino Unido durante uma comemoração do 20º aniversário da adesão da Estônia à OTAN, em Tallinn, Estônia, 4 de abril de 2024.
O canhão de um tanque britânico Challenger 2 tem como pano de fundo uma bandeira do Reino Unido durante uma comemoração do 20º aniversário da adesão da Estônia à OTAN, em Tallinn, Estônia, 4 de abril de 2024. - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2025
Nos siga no
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou que Londres desempenhará um papel integral durante as negociações sobre a Ucrânia, incluindo o envio de tropas britânicas para manter a paz no território. Planos do Ocidente, segundo a inteligência russa, são de pelo menos 100 mil militares no país.
Na última quarta (14), o jornal The Telegraph informou, citando fontes, que Reino Unido e França discutiram secretamente o envio conjunto de forças de paz para a Ucrânia após o fim do conflito. Starmer não estava totalmente favorável à iniciativa, enquanto o presidente francês, Emmanuel Macron, reforçava a ideia de enviar militares ao país.
"Bem, eu não quero me antecipar, mas já indiquei que desempenharemos nosso papel completo – porque isso não se trata apenas de soberania na Ucrânia", disse Starmer, citado pela emissora Sky News.
Já o The Telegraph, com base em uma fonte militar britânica sênior, afirmou que Londres deseja liderar a missão conjunta na Ucrânia.
Soldados da Bundeswehr, Forças Armadas da Alemanha (arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.12.2024
Operação militar especial russa
Ministro da Defesa alemão não exclui possibilidade de envio de forças de paz à Ucrânia
Em dezembro, o primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, teria dito a Macron que as tropas polonesas não entrariam na Ucrânia mesmo após um cessar-fogo.
O Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia (SVR, na sigla em inglês) afirmou anteriormente que o Ocidente enviaria um contingente de "forças de paz" com cerca de 100 mil pessoas para restaurar a capacidade de combate da Ucrânia.
Segundo o SVR, isso seria, na prática, uma ocupação da Ucrânia. O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, declarou que o envio de forças de paz só seria possível com o consentimento das partes envolvidas no conflito.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала