- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel inicia operação antiterrorista na Cisjordânia; Hamas exorta o povo a resistir

© AP Photo / Majdi MohammedVeículos do Exército israelense são vistos durante uma operação militar na cidade de Jenin, na Cisjordânia, 21 de janeiro de 2025.
Veículos do Exército israelense são vistos durante uma operação militar na cidade de Jenin, na Cisjordânia, 21 de janeiro de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2025
Nos siga no
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anunciou hoje (21) o lançamento da operação antiterrorista Parede de Ferro na Cisjordânia para reforçar a segurança. Os movimentos palestinos Hamas e União da Jihad Islâmica exortaram o povo a resistir.
As Forças de Defesa de Israel (FDI), a Agência de Segurança de Israel (Shabak, na sigla em hebraico, também conhecida como Shin Bet) e a polícia israelense começaram nesta terça-feira (21) uma operação de grande escala na Cisjordânia, declarou Netanyahu.
O objetivo da operação Parede de Ferro nomeado pelo primeiro-ministro israelense foi "a erradicação do terrorismo" da terceira maior cidade da Cisjordânia, Jenin.
O Ministério da Saúde da Palestina já reportou seis mortos e 35 feridos devido às atividades do Exército israelense.
O segundo maior grupo militante palestino, União da Jihad Islâmica, chamou essa operação de "um episódio de uma série de genocídio contra o povo palestino".

"Apelamos ao nosso povo em toda a Cisjordânia ocupada para que se oponha a essa operação criminosa por todos os meios e formas", anunciaram.

Soldados israelenses caminham no bairro de Shijaiyah, na Cidade de Gaza, como parte de uma operação para reunir centenas de palestinos no norte da Faixa de Gaza e transportar alguns para um local não revelado, 8 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2025
Panorama internacional
EUA e Israel tentarão piorar tensões dentro do Hamas apesar do cessar-fogo, diz analista
Por sua vez, o Hamas pediu em sua declaração uma ação ativa contra as FDI.

"Conclamamos as massas de nosso povo na Cisjordânia a se mobilizarem totalmente e intensificarem os confrontos com o Exército de ocupação a fim de impedir a agressão em larga escala dos sionistas contra a cidade de Jenin e seu acampamento", diz a declaração.

Ao mesmo tempo, o movimento expressou perplexidade com as ações das autoridades locais, que, segundo o Hamas, deixaram as proximidades do campo de refugiados de Jenin no mesmo momento em que a operação israelense começou.
Apenas em 19 de janeiro, entrou em vigor um cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza após mais de um ano de hostilidades que causaram a morte de 46.000 palestinos e cerca de 1.500 israelenses, se espalharam para o Líbano e Iêmen e provocaram uma troca de ataques com mísseis entre Israel e o Irã.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала