Prazo de validade de Zelensky expirou para o Ocidente, diz político turco
© AP Photo / Geert Vanden WijngaertVladimir Zelensky discursa em uma entrevista coletiva durante uma cúpula da UE em Bruxelas. Bélgica, 19 de dezembro de 2024

© AP Photo / Geert Vanden Wijngaert
Nos siga no
O prazo de validade do líder ucraniano Vladimir Zelensky expirou para o Ocidente, ele já deixou de ter utilidade, disse à Sputnik o presidente do partido turco Vatan (Pátria), Dogu Perincek.
O presidente dos EUA Donald Trump fez várias declarações em sua rede social Truth Social na semana passada criticando Vladimir Zelensky, chamando-o de "ditador sem eleições", e acusando-o de querer continuar o conflito com a Rússia para obter ganhos financeiros.
"A validade do regime de Kiev para o Ocidente e os EUA expirou. Isso foi demonstrado na Conferência de Segurança de Munique e nas últimas declarações de Trump. Zelensky já não é adequado para uso, sendo outro exemplo da política ocidental: 'Use e jogue fora'. Todos devem tirar daqui uma lição", declarou o político turco.
Trump já havia acusado as autoridades de Kiev de frustrarem o acordo sobre metais de terras raras em troca de assistência financeira e militar dos EUA. Falando na cúpula de investimento em Miami, Trump disse que "o humorista sem grande sucesso Zelensky convenceu os EUA a gastarem US$ 350 bilhões (cerca de R$ 2 trilhões) em uma guerra que não poderia ser ganha". O presidente dos EUA enfatizou que a Europa recebe uma compensação, mas os EUA simplesmente davam dinheiro para a Ucrânia.