- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Atividade empresarial estrangeira na Rússia supera nível pré-sanções, dizem especialistas bancários

© Sputnik / Sputnik / Grigory SysoevUm placar eletrônico com taxas de câmbio em uma rua em Moscou, 11 de abril de 2022
Um placar eletrônico com taxas de câmbio em uma rua em Moscou, 11 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2025
Nos siga no
A atividade empresarial estrangeira na Rússia é agora maior do que antes das sanções, com empresas da China, Belarus e Emirados Árabes Unidos (EAU) sendo as mais ativas, de acordo com um estudo do banco russo VTB e do serviço Online Patent divulgado nesta terça-feira (6).

"Em 2024, o número de pedidos de registro de marcas estrangeiras excedeu o nível pré-sanções em 18%. As empresas da China e Belarus são especialmente ativas no mercado russo, assim como novos participantes que não tinham marcas registradas até 2022, por exemplo, dos Emirados Árabes Unidos", afirma o estudo.

Um em cada dez pedidos estrangeiros de registro de marcas nos últimos cinco anos está relacionado ao setor de eletrônicos, outros 8% correspondem ao comércio atacadista e varejista e cerca de 7% ao de cosméticos. As cinco principais áreas em termos de atividade também incluem a indústria da moda e a farmacêutica, cada uma com uma participação de 6% do total de pedidos estrangeiros.
As empresas chinesas se tornaram particularmente ativas desde 2022, com seus pedidos de registro de marca dobrando entre 2022 e 2024 em comparação com 2020-2022. As marcas de eletrônicos lideraram com 16%, seguidas por roupas (8%) e máquinas, máquinas-ferramentas e motores (8%).
Bandeira russa no pináculo do Palácio do Grande Kremlin, Moscou, Rússia, foto publicada em 23 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2025
Panorama internacional
Empresário norte-americano critica visão dos EUA sobre economia russa e destaca seus avanços
As empresas belarussas também expandiram sua presença, registrando o dobro de pedidos de registro de marcas. O maior número de pedidos foi registrado no comércio atacadista e varejista (12%), seguido por confeitaria e alimentos (8%) e cosméticos e laticínios (7% cada).
Os não residentes efetuaram cerca de 50.000 pedidos de registro de marca no Serviço Federal de Propriedade Intelectual (Rospatent), nos últimos cinco anos, segundo o estudo. Em 2022, o número diminuiu 25% em comparação com 2021, chegando a 7.600. Em 2024, o número de pedidos chegou a 11.800, superando o nível pré-sanções em 18%.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала