Desenterram em fortaleza na Suécia uma adaga medieval com punho em forma fálica (FOTOS)
Desenterram em fortaleza na Suécia uma adaga medieval com punho em forma fálica (FOTOS)
Sputnik Brasil
Uma adaga "colhona", um estilo de faca denominado após a forma fálica do punho, datada de meados dos anos 1400 foi descoberta na fortaleza de Gullberg em... 16.05.2025, Sputnik Brasil
A referida fortaleza foi construída pelo rei Birger na colina de Gullberg durante o século XIII na atual Gotemburgo.A adaga tem uma lâmina de ferro e um cabo de madeira feito de vidoeiro decorado com círculos. O objeto foi encontrado quebrado – a ponta da lâmina se perdeu e a borda da lâmina está extensivamente danificada. Na mesma camada de escavação foram desenterrados virotes de besta, indicando que ela foi usada em condições de batalha, escreve portal The History Blog. Gullberg foi atacada muitas vezes, e há evidências de múltiplas fases de destruição e reconstrução entre os séculos XIV e XVII. A fortaleza foi destruída completamente pelas tropas dinamarquesas em 1612.Com a fundação de Gotemburgo por carta régia em 1621, a colina de Gullberg foi limpa para construção de um reduto para defender a cidade de novos ataques.Além da adaga e virotes os arqueólogos descobriram também outros achados militares, entre os quais balas de canhão, balas de mosquete e um espalhador de areia, usado para polvilhar areia fina sobre texto escrito para absorver o excesso de tinta.
Uma adaga "colhona", um estilo de faca denominado após a forma fálica do punho, datada de meados dos anos 1400 foi descoberta na fortaleza de Gullberg em Gotemburgo, no sudoeste da Suécia.
A referida fortaleza foi construída pelo rei Birger na colina de Gullberg durante o século XIII na atual Gotemburgo.
A adaga tem uma lâmina de ferro e um cabo de madeira feito de vidoeiro decorado com círculos. O objeto foi encontrado quebrado – a ponta da lâmina se perdeu e a borda da lâmina está extensivamente danificada. Na mesma camada de escavação foram desenterrados virotes de besta, indicando que ela foi usada em condições de batalha, escreve portal The History Blog.
A adaga encontrada na fortaleza sueca do século XIV
Gullberg foi atacada muitas vezes, e há evidências de múltiplas fases de destruição e reconstrução entre os séculos XIV e XVII. A fortaleza foi destruída completamente pelas tropas dinamarquesas em 1612.
Com a fundação de Gotemburgo por carta régia em 1621, a colina de Gullberg foi limpa para construção de um reduto para defender a cidade de novos ataques.
Espalhador de areia usado para polvilhar areia sobre o texto para evitar que a tinta úmida manche as folhas.
Além da adaga e virotes os arqueólogos descobriram também outros achados militares, entre os quais balas de canhão, balas de mosquete e um espalhador de areia, usado para polvilhar areia fina sobre texto escrito para absorver o excesso de tinta.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).
Feed de notícias
0
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.