Analista: S-400, S-350, S-300, Tor e Pantsir russos são capazes de interceptar mísseis Taurus
01:17 28.05.2025 (atualizado: 05:35 28.05.2025)

© AP Photo / Ministério da Defesa da Coreia do Sul
Nos siga no
Os sistemas de defesa aérea russos, como o S-400, S-350, S-300, Taurus e Pantsir, são capazes de interceptar mísseis Taurus, afirmou à Sputnik Viktor Bondarev, primeiro vice-presidente do Comitê de Defesa do Conselho da Federação e ex-comandante da Força Aeroespacial.
Na segunda-feira, o chanceler alemão Friedrich Merz declarou em entrevista à WDR que Reino Unido, França, Estados Unidos e agora a Alemanha retiraram as restrições de alcance para os fornecimentos militares à Ucrânia, permitindo que Kiev ataque alvos em território russo com armamentos de longo alcance.
Na terça-feira (27), Merz destacou que a decisão de retirar as restrições de alcance sobre as armas fornecidas à Ucrânia foi tomada há alguns meses. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que as contradições nas declarações de autoridades alemãs sobre a decisão em relação às armas de longo alcance são um jogo com o destino da Europa.
Ao mesmo tempo, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, disse que não comentaria as informações da Alemanha de que Kiev teria supostamente levantado restrições de alcance no uso de armas ocidentais.
"Estamos falando dos sistemas Taurus. Trata-se de um míssil de cruzeiro de longo alcance sueco-alemão, o KEPD-350 ou KEPD-150, com alcance superior a 500 quilômetros, capaz de voar a uma altitude de 50 metros, seguindo o relevo do terreno. Não só a Alemanha, mas também a chamada 'coalizão dos dispostos' já ensaiou essas possibilidades anteriormente", disse o senador.
Entre os sistemas de defesa aérea russos capazes de interceptar os mísseis de longo alcance mencionados pela Alemanha, o especialista referiu:
Os S-400;
💪🛡 Pela Praça Vermelha desfilam os sistemas de lançamento de mísseis antiaéreos S-400 Triumph pic.twitter.com/e3HGISHwKr
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) May 9, 2025
Os S-300 e S-350;
🎯💪 Novíssimo sistema de lançamento de mísseis russo S-350 atinge de forma momentânea pelo menos 12 foguetes Himars na zona da operação especial, mostra vídeo da Sputnik
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 4, 2024
Siga @sputnik_brasil pic.twitter.com/52D7ANd6ce
O sistema Tor;
💥🇷🇺 Sistemas de defesa antiaérea russos Tor-M2 eliminam drones de reconhecimento, mostra um vídeo do Ministério da Defesa da Rússia pic.twitter.com/LOzFeTPKUC
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) January 25, 2024
O sistema Pantsir.
💥🇷🇺 Mísseis antiaéreos russos Pantsir combatem eficazmente drones ucranianos
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 21, 2024
O Ministério da Defesa russo mostrou a ação de um sistema de defesa aérea Pantsir-S1 contra um drone inimigo.
Siga @sputnik_brasil pic.twitter.com/VNYGcUh7W7
Ele acrescentou ainda que, nesse caso, ficou "mais surpreso não com as declarações da Alemanha ou os ultimatos da 'coalizão dos dispostos', mas com a observação passiva e o silêncio do presidente dos EUA Trump".
Bondarev acrescentou que, a julgar pelos dados públicos mais recentes, o chanceler alemão Friedrich Merz está um pouco confuso entre seus planos, declarações e decisões. "Muito provavelmente, o chanceler alemão foi influenciado pelos ataques maciços das Forças Armadas da Rússia contra instalações militares e empresas do complexo industrial de defesa da Ucrânia nos últimos dias. Finalmente está caindo a ficha de que a 'coalizão dos dispostos' pode realmente se tornar uma coalizão dos arrependidos", concluiu o senador.

