- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

'Erro de cálculo': professor afirma que política dos EUA na Ucrânia aproximou Rússia e China

© Sputnik / Sergei BobylevVladimir Putin, presidente da Rússia, e Xi Jinping, presidente chinês, durante cerimônia de reunião oficial na Casa do Congresso Popular na Praça Tiananmen, em Pequim, China, 16 de maio de 2024
Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Xi Jinping, presidente chinês, durante cerimônia de reunião oficial na Casa do Congresso Popular na Praça Tiananmen, em Pequim, China, 16 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2025
Nos siga no
As ações erradas dos EUA na Europa e, em particular, na Ucrânia permitiram a aproximação entre a Rússia e a China, afirmou o cientista político e especialista em relações internacionais norte-americano, professor John Mearsheimer.
Mearsheimer destacou que o conflito ucraniano prejudica Washington por dois motivos: os EUA não podem se concentrar na região asiática e, ao mesmo tempo, a Rússia e a China estão fortalecendo seus laços.

"É completamente irracional continuarmos com o conflito [ucraniano] e, portanto, estamos em uma triste situação", ressaltou o analista.

Segundo o professor, Washington teme uma aliança entre Moscou e Pequim, mas o erro de cálculo na questão da Ucrânia piorou muito a situação.
Bandeiras da União Europeia antes de uma cúpula do bloco em Bruxelas, em 27 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2025
Panorama internacional
Europa não substituirá os EUA na questão da ajuda militar à Ucrânia, diz membro do Parlamento da UE
Portanto, continuou, em vez de voltar sua atenção para a China, os Estados Unidos provocaram a Rússia, que não ameaçava a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"Fizemos todos os esforços para provocar a Rússia, que não era uma ameaça para a Europa e a OTAN, e agora elas [a Rússia e a China] estão mais próximas do que nunca", finalizou.

Ontem (29), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o Ocidente promove a falsa tese de que os conflitos entre grandes potências são inevitáveis. Lavrov citou as relações entre a Rússia e a China como exemplo e enfatizou que a interação entre os dois vizinhos está em um nível mais alto de toda a história secular das relações entre os dois países.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала