- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã não pretende desenvolver armas nucleares, afirma presidente

© AP Photo / Vahid SalemiMasoud Pezeshkian, presidente iraniano, durante entrevista coletiva em Teerã. Irã, 16 de setembro de 2024
Masoud Pezeshkian, presidente iraniano, durante entrevista coletiva em Teerã. Irã, 16 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2025
Nos siga no
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou nesta quinta-feira (12) que o país não pretende desenvolver armas nucleares, apesar da resolução anti-Irã votada pelo Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Em nota publicada pela agência de notícias oficial SNN, do Irã, Pezeshkian declarou que a ação da AIEA não deve desviar o país do "caminho que deseja seguir".

"Essas resoluções adotadas pela AIEA contra nós, essas resoluções e discussões, não podem nos desviar do verdadeiro caminho que desejamos seguir. Não buscamos e nunca buscaremos criar armas nucleares."

O Ministério das Relações Exteriores e a Organização de Energia Atômica do Irã condenaram a resolução do Conselho de Governadores, segundo a qual o país do Oriente Médio não cumpriria completamente as obrigações na esfera nuclear.
A Rússia criticou a medida da agência, alegando falta de compromisso ocidental com o acordo nuclear e classificando a decisão como desequilibrada e motivada politicamente.

"A resolução anti-iraniana foi adotada no Conselho de Governadores da AIEA por 19 votos a favor. Três países [Burkina Faso, China e Rússia] votaram contra. Onze governadores se abstiveram. Portanto a resolução não obteve apoio amplo e convincente", disse o representante russo Mikhail Ulyanov no X.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала