- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bolívia considera construção de pequenos reatores modulares com auxílio da Rosatom

© Sputnik / Aleksei DanichevFuncionários na instalação de elementos do reator nuclear de pesquisa de nêutrons PIK, no Instituto de Física Nuclear Konstantinov de São Petersburgo, São Petersburgo, Rússia, foto publicada em 28 de setembro de 2015
Funcionários na instalação de elementos do reator nuclear de pesquisa de nêutrons PIK, no Instituto de Física Nuclear Konstantinov de São Petersburgo, São Petersburgo, Rússia, foto publicada em 28 de setembro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2025
Nos siga no
A experiência em tecnologia nuclear que a Bolívia adquirirá com a construção do centro de pesquisa da estatal russa Rosatom permite que o país considere o uso de pequenos reatores modulares, disse Hortensia Jiménez, diretora-geral da Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN), à Sputnik.
O centro de pesquisa e tecnologia nuclear está sendo construído na cidade boliviana de El Alto para atender às necessidades da saúde, agricultura e outras indústrias. O reator do centro é de pesquisa e não se destina à geração de eletricidade.

"Este [centro] nos dá uma base sólida na gestão da tecnologia nuclear, o que nos permite pensar no próximo passo – a produção de energia com base em tecnologias nucleares", disse Jímenez.

Em tempos de transição energética global em meio às mudanças climáticas, pequenos reatores modulares são adequados para países com sistemas de energia de pequeno porte, como a Bolívia, disse a diretora-geral.
"Isso nos permitirá fazer a transição energética, pois são instalações seguras e compactas, que podem ser controladas com maior flexibilidade. [...] Precisamos avaliar a possibilidade de incluir reatores nucleares em nossa geração", avaliou Jímenez.
Ao contrário das usinas eólicas e solares, os reatores funcionam 24 horas por dia e não dependem de mudanças no clima, acrescentou.
A primeira usina nuclear flutuante do mundo, Akademik Lomonosov - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2024
Notícias do Brasil
Pequenos reatores nucleares na Amazônia: tecnologia russa ajuda o Brasil na transição energética?

Brasil no caminho para construir usinas nucleares modulares

No começo do mês passado, o CEO da estatal russa de energia nuclear, Aleksei Likhachev, confirmou em entrevista à Sputnik que a Rússia está pronta para oferecer ao Brasil uma cooperação significativa na construção de reatores modulares.
O tema inclusive foi discutido em uma reunião bilateral entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo russo, Vladimir Putin.
Para além da implementação das pequenas usinas nucleares, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que os dois países podem cooperar na mineração de urânio. Hoje o Brasil conta com a sétima maior reserva de urânio do mundo, mesmo conhecendo-se apenas 26% do subsolo nacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала