- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nove países da UE pedem suspensão do comércio com colonos da Cisjordânia, diz mídia

© AP Photo / Nasser NasserPoliciais de fronteira israelenses protegem um posto de controle usado por palestinos para atravessar da Cisjordânia para Jerusalém, para as primeiras orações de sexta-feira no mês sagrado muçulmano do Ramadã, no complexo da mesquita Al Aqsa, no posto de controle do exército israelense de Qalandia, a oeste de Ramallah, 8 de abril de 2022
Policiais de fronteira israelenses protegem um posto de controle usado por palestinos para atravessar da Cisjordânia para Jerusalém, para as primeiras orações de sexta-feira no mês sagrado muçulmano do Ramadã, no complexo da mesquita Al Aqsa, no posto de controle do exército israelense de Qalandia, a oeste de Ramallah, 8 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2025
Nos siga no
Bélgica, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Polônia, Portugal, Eslovênia, Espanha e Suécia pediram ao bloco que encerre o comércio com colonos israelenses na Cisjordânia, informou nesta quinta-feira (19) a agência Reuters, citando uma carta endereçada à presidente da Comissão Europeia, Kaja Kallas.

"Nove países da União Europeia pediram à Comissão Europeia que elabore propostas para encerrar o comércio do bloco com os assentamentos israelenses nos territórios palestinos ocupados", diz a agência, com base em uma carta assinada pelos ministros das Relações Exteriores dos nove países europeus.

A União Europeia é o maior parceiro comercial de Israel, cujo o volume do comércio bilateral entre o bloco e Tel Aviv em 2024 chegou a quase US$ 49 bilhões (R$ 268,8 milhões). No entanto, a parcela correspondente aos assentamentos israelenses nesse volume não foi especificada.
A atividade de assentamento de Israel na Cisjordânia é uma das principais fontes de tensão nas relações entre Israel, a comunidade internacional e a Autoridade Palestina. Além disso, essas ações são vistas como um obstáculo à busca por um acordo de paz com os palestinos, que enxergam a política como uma forma de consolidar o domínio israelense sobre territórios palestinos.
Ataque de Teerã contra Tel Aviv - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2025
Panorama internacional
EUA e Israel devem terminar o conflito com o Irã o mais rápido possível, diz professor
No âmbito do processo de paz com Israel – atualmente suspenso –, os palestinos exigem que as futuras fronteiras entre dois Estados soberanos sigam as linhas anteriores à Guerra dos Seis Dias de 1967, com possibilidade de troca de territórios.
A Autoridade Palestina espera criar um Estado independente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, tendo Jerusalém Oriental como sua capital. Israel, por sua vez, recusa-se a voltar às fronteiras de 1967 e a dividir Jerusalém com os palestinos, cidade que já declarou como sua capital eterna e indivisível.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала