- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump muda de ideia e sugere mudança de governo no Irã, se suas demandas não forem atendidas

© Foto / Reprodução / The White HousePresidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante discurso na Casa Branca
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante discurso na Casa Branca - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2025
Nos siga no
Menos de 24 horas depois de afirmar que os ataques dos EUA ao Irã tinham alvos limitados sem intenção de derrubar o governo do país persa, o presidente estadunidense, Donald Trump, questionou em uma postagem nas redes sociais, neste domingo (22), a liderança iraniana e sugeriu mudança de governo.

"Não é politicamente correto usar o termo 'mudança de regime', mas se o atual regime iraniano não é capaz de tornar o Irã grande novamente, por que não haveria uma mudança de regime???", disse Trump em sua página Truth Social.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em pronunciamento à nação após o ataque contra as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, no Irã. Julho de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2025
Panorama internacional
Trump se vangloria de ataques ao Irã e ameaça realizar novos ataques
O ataque ocorreu na noite de ontem (21) e foi anunciado por Trump nas redes sociais ao afirmar que os EUA haviam bombardeado com sucesso três instalações nucleares no Irã, entre elas, Fordow, a principal delas.
O bombardeio, segundo Washington, foi planejado para "destruir ou enfraquecer seriamente" o programa nuclear do Irã. O ataque foi classificado por Teerã como "bárbaro e criminoso". Após a ação, J.D. Vance, vice-presidente norte-americano, afirmou que os EUA não estão em guerra com o país persa.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou que "a porta para a diplomacia deveria estar sempre aberta, mas agora não é o caso". A Organização de Energia Atômica do Irã disse que o desenvolvimento da indústria nuclear do Irã não será interrompido pelo episódio.
Segundo os números mais recentes, desde o início da ofensiva israelense no Irã, no dia 13 de junho, mais de 400 pessoas morreram e mais de 3 mil ficaram feridas no país. Do lado israelense, autoridades apontam pelo menos 25 mortos em ataques iranianos.

Países reagem aos ataques

Vários países condenaram os ataques norte-americanos contra o Irã, dentre eles o Brasil, a Rússia e a China.
Em nota, o Itamaraty classificou a ofensiva como uma violação da soberania iraniana e do direito internacional.
A chancelaria expressou "grave preocupação com a escalada militar" no Oriente Médio e afirmou que tanto os ataques norte-americanos quanto os israelenses contrariam a Carta das Nações Unidas e as normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). O Brasil reiterou seu apoio ao uso pacífico da energia nuclear e rejeitou qualquer forma de proliferação.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала