- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Tesouro dos EUA sanciona bancos mexicanos por possível colaboração com tráfico de drogas

© AP Photo / Andres LeightonAgente da Administração de Repressão às Drogas (DEA, na sigla em inglês) mostra arma supostamente apreendida de um suposto traficante de drogas após sua prisão durante uma batida em um conjunto habitacional em Mayaguez. Porto Rico, 9 de julho de 2010
Agente da Administração de Repressão às Drogas (DEA, na sigla em inglês) mostra arma supostamente apreendida de um suposto traficante de drogas após sua prisão durante uma batida em um conjunto habitacional em Mayaguez. Porto Rico, 9 de julho de 2010 - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2025
Nos siga no
Pela primeira vez, autoridades dos EUA impuseram medidas contra três instituições bancárias mexicanas por suposta conexão com cartéis de drogas e suspeitas de lavagem de dinheiro.
"A Rede de Repressão a Crimes Financeiros (FinCEN) do Departamento do Tesouro dos EUA emitiu ordens identificando três instituições financeiras sediadas no México — CIBanco, Intercam e Vector — como principais fontes de preocupação com lavagem de dinheiro relacionada ao tráfico ilícito de opioides e proibindo, respectivamente, certas transferências de fundos envolvendo [esses bancos]", diz a declaração.
O comunicado também aponta que os grupos do crime organizado aos quais os bancos supostamente estão vinculados são os cartéis de Jalisco Nueva Generación (Nova Geração de Jalisco) e do Golfo.

"Por meio do primeiro uso desta poderosa autoridade, as ações de hoje [25] reafirmam o compromisso do Tesouro em usar todas as ferramentas à nossa disposição para combater a ameaça representada por organizações criminosas e terroristas que traficam fentanil e outros narcóticos", disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, no comunicado.

Da mesma forma, as autoridades destacaram os esforços dos dois países que estão sendo realizados para combater o tráfico de drogas e outros crimes relacionados.
"Tanto os Estados Unidos quanto o México estão comprometidos com sistemas financeiros com fortes controles contra lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, [a fim de] proteger efetivamente seus cidadãos de ameaças financeiras ilícitas transnacionais de cartéis que traficam fentanil e outras drogas", acrescentou.
Dependentes usando fentanil (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2024
Ciência e sociedade
Desordem do governo dos EUA ajudou a propagar a epidemia de fentanil, aponta especialista
Posteriormente, o Ministério das Finanças e Crédito Público do México declarou que, embora trabalhe de forma coordenada e mantenha diálogo aberto com o Departamento do Tesouro dos EUA, a entidade americana não forneceu informações específicas sobre os possíveis vínculos entre esses três bancos mexicanos e cartéis de drogas.
"Queremos deixar claro: se tivermos informações conclusivas que comprovem atividades ilícitas por parte dessas três instituições financeiras, agiremos com todo o rigor da lei. No entanto, até o momento, não temos essas informações", afirmou o ministério.
A agência mexicana também explicou que as autoridades americanas notificaram a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) e o Tesouro sobre supostas irregularidades no CIBanco, Intercam e Vector.
Em resposta, solicitaram mais provas ao Tesouro sobre a suposta conexão entre as instituições e o crime organizado, a fim de corroborar a investigação. No entanto, "nenhuma informação comprobatória foi recebida a esse respeito", afirmou.
No dia 19 de fevereiro, o Departamento de Estado americano publicou um texto anunciando que vários grupos do narcotráfico passariam a ser designados como "terroristas", seis deles originários do México: o Cartel de Sinaloa, o Cartel da Nova Geração de Jalisco, os Cartéis Unidos, o Cartel do Nordeste, o Cartel do Golfo e a Família Nova Michoacán.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала