- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Ameaça' nuclear do Irã foi neutralizada e projetos atrasados por anos, garante porta-voz israelense

© AP Photo / Organização de Energia Atômica do Irã / HandoutReator nuclear de água de Arak, ao sul da capital iraniana, Teerã, durante visita do então chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, em 23 de dezembro de 2019
Reator nuclear de água de Arak, ao sul da capital iraniana, Teerã, durante visita do então chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, em 23 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2025
Nos siga no
As "ameaças" nucleares e de mísseis do Irã foram eliminadas, e as operações conduzidas pelas forças israelenses atrasaram o desenvolvimento desses projetos por vários anos, afirmou Avichay Adraee, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), à Sputnik nesta segunda-feira (30).
Na última quinta-feira (26), o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, declarou vitória sobre Israel após o conflito de 12 dias e afirmou ainda que Teerã considera ter vencido também o confronto com Washington, após ataques dos EUA contra instalações nucleares iranianas. Porém, a afirmação foi contestada pelo porta-voz israelense em entrevista à Sputnik.

"O principal objetivo da operação era eliminar as ameaças nucleares e existenciais representadas para o Estado de Israel pelo projeto nuclear e pelo programa de mísseis iranianos. Segundo nossa avaliação, conseguimos atrasar o desenvolvimento desses programas por muitos anos", disse Adraee.

O porta-voz acrescentou que as FDI concluíram todas as tarefas determinadas pela liderança política do país dentro da operação Leão em Ascensão. Só no Irã, a ação deixou quase mil pessoas mortas, conforme os dados mais recentes divulgados pelo governo do país.
Fumaça sobe do prédio da televisão estatal do Irã após um ataque israelense em Teerã, Irã, na segunda-feira, 16 de junho de 2025.
 - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2025
Panorama internacional
Irã pede que ONU reconheça Israel e EUA como responsáveis por iniciar agressões contra o país

Conflito entre Irã e Israel

Na noite de 13 de junho, Israel lançou uma operação contra o Irã, em retaliação ao suposto programa nuclear militar secreto. O Irã negou as acusações e respondeu com seus próprios ataques. As partes trocaram bombardeios por 12 dias, e os Estados Unidos se envolveram ao realizar um ataque pontual contra instalações nucleares iranianas na noite de 22 de junho.
No dia seguinte, 23 de junho, Teerã retaliou com ataques de mísseis a base norte-americana de Al-Udeid, no Catar, afirmando que não tinha intenção de escalar ainda mais o conflito.
Na última semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que Israel e Irã haviam chegado a um acordo de cessar-fogo para encerrar a "guerra de 12 dias".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала