- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA teriam reimplantado armas nucleares no Reino Unido, diz agência

© AP Photo / Mic SmithC-17, avião de transporte militar da Força Aérea dos EUA, foto de arquivo
C-17, avião de transporte militar da Força Aérea dos EUA, foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2025
Nos siga no
Os EUA provavelmente implantaram armas nucleares no Reino Unido pela primeira vez em mais de 15 anos, em um potencial alerta para a Rússia, informou agência Bloomberg citando dados de fontes abertas e especialistas em defesa.
A notícia aponta que, em 16 de julho, uma aeronave de transporte militar dos EUA voou com seu transponder ativo da Base Aérea de Kirtland, no Novo México – uma instalação conhecida por abrigar armas nucleares – para a base de Lakenheath da Força Aérea Real britânica, no leste da Inglaterra.

Acredita-se que a aeronave tenha transportado bombas termonucleares B61-12, que marcariam a primeira implantação nuclear dos EUA no Reino Unido desde 2008, de acordo com vários analistas de defesa.

Piloto da Força Aérea dos EUA orienta o descarregamento de um sistema de foguetes M142 Himars de uma aeronave C-17 Globemaster III, após aterrissagem na ilha Shemya, no Alasca, em 12 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 23.07.2025
Panorama internacional
Washington destina centenas de milhões de dólares para aumentar presença nuclear dos EUA na Europa
O ex-oficial sênior de controle de armas da OTAN William Alberque disse que deixar o transponder do avião ligado foi intencional e parecia ter como objetivo enviar uma mensagem para Moscou.

"Este é um adiantamento de que há mais por vir sobre a mudança da postura de dissuasão da OTAN para o fortalecimento", disse ele. "Fazer retornar as armas nucleares dos EUA ao Reino Unido não é pouca coisa."

Vale destacar que nem o Reino Unido nem os EUA confirmaram o acontecimento. Também não está claro quantas armas os EUA podem ter reimplantado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала